A rede de carregamento público de veículos elétricos, Mobi.E, anunciou que registou em outubro mais de 535 mil carregamentos, o que representa uma subida de 56% face ao período homólogo de 2023.
Ao nível dos consumos de energia, atingiram-se cerca de 11.500 kWh, um aumento de 68% em comparação com o mês do ano passado.
Entre janeiro e outubro, a rede pública de carregamento registou mais de 4,9 milhões de carregamentos realizados por mais de 245 mil utilizadores distintos, traduzindo-se num aumento de 65% em ambos os indicadores face ao mesmo período do ano anterior.
“Este crescimento contínuo é impulsionado pela expansão da rede e pelo aumento do número de veículos elétricos em circulação. Em outubro, a rede Mobi.E contava com 5447 postos de acesso público, oferecendo um total de 9.534 pontos de carregamento. Destes, mais de 2000 eram postos de carregamento rápido ou ultrarrápido, representando 38,2% do total da rede, proporcionando maior conveniência e rapidez aos utilizadores.”, revelou a Mobi.E em comunicado
Quanto ao impacto da rede pública de carregamento de veículos elétricos no ambiente, a Mobi.E adianta que “nos dez meses do ano, foram poupadas cerca de 80 mil toneladas de CO2. Para se obter o mesmo efeito, seria necessária a plantação de mais de 1,3 milhões de árvores com 10 anos, em ambiente urbano”.
Atualmente a rede pública de carregamento elétrico, Mobi.E Atualmente, oferece, em média, 82 tomadas por cada 100 quilómetros de rodovia e 112 tomadas por cada 100 mil habitantes, garantindo uma cobertura acessível e crescente em todo o país.