A RB21 da Red Bull está potencialmente de volta à luta após uma temporada difícil. O conselheiro da equipa, Helmut Marko, acredita que podem ter resolvido com sucesso os problemas de equilíbrio do ano passado, tendo observado o desempenho do carro durante os testes de pré-temporada da F1 2025 no Circuito Internacional do Bahrein.
Marko destacou que os longos stints do RB21 foram notavelmente competitivos com cargas de combustível elevadas, um sinal promissor para a Red Bull. “O carro é mais previsível e responde às alterações como esperado,” revelou Marko à imprensa holandesa, indicando uma solução para as dificuldades do ano anterior. Ele expressou otimismo de que os problemas do carro estão “muito melhores, ou talvez até resolvidos.”
O conselheiro da Red Bull também comentou sobre o desempenho das equipas rivais McLaren e Mercedes, que se destacaram com a sua performance no primeiro dia de testes. Lando Norris da McLaren liderou o pelotão com um tempo de 1:30.430, seguido de perto por George Russell da Mercedes. Marko reconheceu a sua consistência e velocidade, sugerindo até que temperaturas mais baixas poderiam ser um fator no seu ritmo rápido.
No entanto, o desempenho da Ferrari deixou Marko um pouco desapontado. Com Charles Leclerc a terminar em quarto lugar e Lewis Hamilton a ficar em 13º, o conselheiro da Red Bull disse que foi “um pouco dececionante”, uma vez que esperavam mais da equipa italiana. No entanto, lembrou que ainda há mais dois dias de testes de pré-temporada, deixando espaço para potenciais melhorias.
No meio disto, o piloto principal da Red Bull, Max Verstappen, que está a almejar o seu quinto Campeonato do Mundo consecutivo na F1 2025, expressou satisfação com o desempenho do RB21 no dia de abertura. Verstappen destacou a complexidade aumentada do carro e a sua capacidade de resposta às alterações.
“Na sua volta mais rápida, teve um pequeno momento, por isso um pouco mais teria sido possível. Mas, no geral, os longos stints foram realmente impressionantes, e o desgaste dos nossos pneus foi muito bom,” reiterou Marko.
Apesar do início promissor, Verstappen manteve uma postura cautelosa em relação ao ritmo do carro, dado que era apenas o primeiro dia de testes de pré-temporada. Ele enfatizou a importância de trabalhar no seu programa de testes e aprender a direção em que precisam guiar o carro.
Em conclusão, o RB21 parece estar numa trajetória promissora, potencialmente tendo corrigido os problemas do ano passado. No entanto, como Verstappen sabiamente aponta, ainda é cedo, e o foco deve estar na aprendizagem contínua e nos ajustes. Afinal, uma volta perfeita não é o objetivo final, mas sim o controlo e o desempenho consistente. Os próximos dias de testes de pré-temporada revelarão, sem dúvida, mais.