Max Verstappen renova contrato com a Red Bull até 2028.
A Red Bull afirmou que não está preocupada com o interesse da Mercedes em Max Verstappen, enfatizando que seu desempenho é o que o motiva como atual campeão.
A Mercedes está em busca de um novo piloto para fazer parceria com George Russell a partir da próxima temporada, após a surpreendente notícia da saída de Lewis Hamilton para a Ferrari em 2025.
O Diretor da Equipe da Mercedes reconheceu que o momento não é ideal, mas insinuou que os contratos podem ser rescindidos se todas as partes chegarem a um acordo.
Verstappen está comprometido com a Red Bull até 2028 e expressou sua lealdade à equipe, embora tenha admitido que não descarta completamente a possibilidade de uma possível mudança.
Ao longo de sua carreira na Fórmula 1, o holandês tem sido associado à Red Bull e aproveitou a recente dominância da equipe para alcançar 53 vitórias e conquistar três títulos de campeonato.
Embora o conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, reconheça a existência de cláusulas no contrato de Verstappen, ele acredita que um salário lucrativo por si só não seria suficiente para persuadi-lo a sair.
Quando questionado sobre a probabilidade de Verstappen não cumprir seu acordo de longo prazo com a Red Bull, Marko afirmou: “Como em todo contrato da Fórmula 1, existem cláusulas que entram em jogo se certos critérios de sucesso não forem atendidos. Essas cláusulas também estão incluídas no contrato de Max.”
“Não acredito que uma quantia astronômica de dinheiro seja uma preocupação para Max. Se não pudermos lhe fornecer um carro vencedor… é claro que ele está interessado no sucesso como piloto de corrida. O tempo está passando e ele não está ficando mais jovem.”
“Se ele não vê um futuro brilhante com a Red Bull e esses critérios se tornarem relevantes, então é claro que ele explorará outras opções. Mas onde mais seria melhor?”
A Red Bull precisará tomar uma decisão sobre quem será o parceiro de Verstappen na próxima temporada em algum momento deste ano, já que o contrato de Sergio Perez expira no final de 2024 e seu futuro com a equipe é incerto.
Apesar de ter alcançado sua melhor colocação na classificação de pilotos em segundo lugar, Perez teve uma temporada desafiadora no ano passado, terminando 290 pontos atrás de seu companheiro de equipe.
Marko esclareceu que a Red Bull avaliará o desempenho de Perez nas primeiras corridas da temporada, mas é improvável que uma decisão seja tomada nos próximos meses.
Quando questionado sobre quando uma decisão pode ser esperada em relação a Perez, Marko respondeu: “Perez ainda tem contrato até 2024: a bola está com ele.”
“Se ele se sair de forma semelhante ao final das últimas corridas [de 2023], então certamente podemos discutir uma prorrogação de contrato.”
“Ricciardo precisa provar que pode claramente superar Tsunoda [na RB]. Então ele pode ser considerado.”
“Mas se você está procurando por uma data específica, eu diria que certas considerações podem ser feitas após a pausa de verão.”