Falta uma ronda para o fim da época de Fórmula 1 e há mais decisões que já foram tomadas, quer no Mundial de pilotos, quer no de construtores. Sergio Pérez já conseguiu ser vice-campeão.
O terceiro lugar no GP de Las Vegas este domingo chegou para o mexicano garantir o segundo lugar final no campeonato, apenas atrás de Max Verstappen. O holandês soma 549 pontos, contra os 273 de Pérez, que é pela primeira vez vice-campeão. A Red Bull consegue também pela primeira vez na história uma «dobradinha» no Mundial de pilotos.
Lewis Hamilton (Mercedes), sexto nesta ronda, assegurou o terceiro posto: não pode ser alcançado por Carlos Sainz (Ferrari) nem Fernando Alonso (Aston Martin), que dividem a quarta posição com menos 32 pontos do que o britânico. Os dois espanhóis ainda podem ser ultrapassados por Lando Norris (McLaren) e Charles Leclerc (Ferrari), que seguem respetivamente a cinco pontos e a 12 pontos. George Russell (Mercedes) também já sabe que ficará em oitavo: tem 28 pontos de desvantagem face a Leclerc e 71 de avanço perante Oscar Piastri (McLaren).
Por construtores, a Red Bull chegou aos 822 pontos, tendo mais 430 do que a Mercedes. A formação germânica ainda não garantiu o vice-campeonato: entra na última ronda com apenas mais quatro pontos do que a Ferrari. A McLaren, distante do pódio, tem apenas 11 pontos de avanço sobre a Aston Martin na luta pelo quarto lugar.
A Alpine já tem a sua posição final em sexto, enquanto o sétimo lugar é da Williams… que pode ser ultrapassada por qualquer uma das equipas atrás de si: AlphaTauri, Alfa Romeo e Haas, que entra no último GP do ano na «lanterna-vermelha».
Mundial de pilotos:
Mundial de construtores: