Max Verstappen inicia sua defesa do campeonato com o RB20.
Helmut Marko, um consultor da Red Bull, reconhece que a equipe está procedendo com cautela quando se trata do potencial sucesso de suas inovações na Fórmula 1 para 2024, que lembram aquelas utilizadas pela Mercedes.
Na última temporada, a Red Bull conquistou os dois títulos com facilidade, vencendo 21 de 22 corridas. Eles haviam planejado inicialmente uma abordagem evolutiva para esta temporada.
No entanto, a equipe introduziu alguns elementos de design distintos no RB20 que foram observados em carros anteriores da Mercedes sob as últimas regulamentações de efeito solo.
Esses elementos de design incluem canais profundos na tampa do motor e uma abertura vertical nas laterais, que têm sido comparados ao conceito ‘zeropod’ da Mercedes.
A Mercedes havia adotado inicialmente uma solução de laterais esbeltas no início de 2022, mas a abandonou após duas tentativas mal sucedidas.
Marko admite que a Red Bull obteve resultados promissores no túnel de vento, semelhantes aos que a Mercedes experimentou, mas apenas o tempo dirá se isso se traduz em sucesso na pista.
Quando perguntado sobre a tentativa da Red Bull de corrigir os erros da Mercedes, Marko disse à Servus TV: “Eles também estavam confiantes nos dados que apoiavam o conceito sem laterais, mas não funcionou na prática.
“Veremos durante os testes se podemos implementar com sucesso essa solução ou algo semelhante.”
Ele acrescentou: “Adrian Newey, Diretor Técnico da Red Bull, sempre preferiu carros sem radiadores. No entanto, o departamento de motores não pode acomodar isso. É lógico.
“Não temos isso tão extremo quanto a Mercedes, mas temos uma ideia semelhante nessa direção.”
Max Verstappen, o atual campeão, descreve o RB20 como um produto de “agressão controlada”, enquanto Sergio Perez aplaude a Red Bull por sua jogada audaciosa.
Marko confirma que a Red Bull fez desenvolvimentos mais significativos no RB19, o carro que ganhou o título anterior, do que o esperado. Ele afirma que o carro da versão de lançamento servirá como base.
“É mais do que apenas uma evolução. É uma pequena revolução”, explica o austríaco.
“Ele estabelece as bases para o que será usado em 2024. A simulação e os testes em túnel de vento foram muito bem-sucedidos.”
Verstappen estará atrás do volante do carro atualizado de F1 da Red Bull no primeiro dia de testes de pré-temporada no Bahrein, com Perez assumindo amanhã de manhã.
De acordo com motorsportweek.com