O piloto mexicano Sergio Perez, da equipe Red Bull Racing RB20, participou do dia de treinos do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 no circuito de Albert Park, em Melbourne, Austrália, em 22 de março de 2024.
Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, expressou cautela em relação ao desempenho impressionante da Ferrari durante os treinos do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1. A Ferrari tem se destacado como a principal concorrente da Red Bull nas primeiras etapas da temporada, com Charles Leclerc e Carlos Sainz conquistando um terceiro lugar cada até agora. No entanto, Leclerc tem ficado três décimos atrás de Max Verstappen em termos de tempos de volta única em ambas as corridas, e ele ficou 18 segundos atrás de Verstappen na corrida na Arábia Saudita.
No entanto, a Ferrari demonstrou um bom desempenho nas sessões de treinos no circuito de Albert Park. Leclerc terminou a segunda sessão de treinos 0,389 segundos à frente do Red Bull de Verstappen. Marko, no entanto, acredita que é o impressionante desempenho de Leclerc na simulação de corrida que preocupa mais a Red Bull do que a aparente velocidade de uma volta da Ferrari. Ele afirmou: “Acredito que a Ferrari usou um mapa de potência otimizado em sua simulação de classificação, enquanto nós não o fizemos. É por isso que a diferença de três décimos que temos para eles não considero tão séria. Mas nas longas corridas eles foram impressionantes. No que diz respeito a nós, nossa configuração ainda não está correta.”
O tempo de pista de Verstappen foi limitado na segunda sessão devido aos danos sofridos ao passar por uma zebra durante o FP1, o que levou a Red Bull a trocar o assoalho de seu carro. Enquanto isso, Sergio Perez, piloto da Red Bull, caiu para a oitava posição nos tempos de volta do FP2, ficando oito décimos atrás do ritmo estabelecido por Leclerc em um Ferrari SF-24 em conformidade.
Marko reconheceu que o bom desempenho de Leclerc desde o início da corrida em Melbourne destacou a necessidade da Red Bull fazer melhorias e ajustar sua configuração. Ele afirmou: “Temos que fazer melhorias. O carro não é tão ruim. Mas Leclerc estabeleceu um ritmo que requer que façamos muitos ajustes em nossa configuração. Acredito que, de forma geral, é necessário dizer que o grid está se aproximando.”
A dominância da Red Bull com os carros de efeito solo atuais foi retomada em 2024, apesar das tensões que têm ofuscado as performances da equipe na pista. Marko havia sugerido anteriormente que poderia ser suspenso de seu cargo na Red Bull em Jeddah, mas posteriormente retratou essa declaração e confirmou que permanecerá na equipe. Verstappen reafirmou seu compromisso de cumprir seu contrato com a Red Bull até 2028, e Marko tem esperanças de que os conflitos internos dentro da equipe estejam começando a se resolver. Ele concluiu: “As coisas estão se acalmando, graças a Deus. Eventualmente, tudo voltará ao que era antes.”