Portugal vive dias muito complicados, devido às condições climatéricas extremas, com tempestade após tempestade. Nesta situação, alerta a MOBI.E, podem registar-se perturbações na Rede Nacional de Carregamento de veículos elétricos, e, deste modo, antecipando constrangimentos técnicos, sobretudo interrupções temporárias no serviço, recomendam-se a antecipação de operações que devem ser efetuadas somente em caso de necessidade, o planeamento de rotas para verificação da disponibilidade de postos, e atenção aos alertas e às informações emitidos pela Proteção Civil.
A MOBI.E, reagindo às previsões de manutenção da meteorologia adversa durante os próximos dias, emitiu um comunicado que alerta para a possibilidade de impactos operacionais na rede de carregamento de automóveis elétricos, devido a falhas de energia, dificuldades de acesso a alguns pontos da infraestrutura pública e, ainda, a limitações técnicas causadas pelo mau tempo. Neste contexto, os condutores de viaturas elétricas são aconselhados a adotarem diversas medidas preventivas que assegurem mobilidade e segurança.
De acordo com a MOBI.E, os carregamentos devem a antecipar-se (logo, realizar-se antes de a bateria atingir o nível crítico de carga mínima). Recomenda-se, ainda, o recurso a ponto de carga apenas em caso de necessidade, de forma reduzir a pressão sobre a infraestrutura, e o planeamento antecipado das deslocações, para a confirmação da disponibilidade de postos durante a viagem.
Por fim, aconselha-se a consulta dos canais oficiais de informação, sobretudo das plataformas habituais da rede, para atualizações em tempo real das condições de utilização da Rede Nacional de Carregamento.








