A Ford revelou a Raptor T1+, a pick-up com a qual Carlos Sainz, ex-campeão mundial de ralis e vencedor do Dakar por quatro vezes, e Nani Roma, vão estar ao volante na prova que terá lugar em janeiro de 2025.
A nova máquina da marca da oval azul que resulta da parceria entre a Ford Performance, a M-Sport e a Red Bul, apresenta-se com painéis em fibra de carbono, chassis tipo “spaceframe” em aço, uma suspensão de triângulos sobrepostos em ambos os eixos, e amortecedores ajustáveis da Fox, um sistema de travagem com discos ventilados Alcon de 355 mm dianteiros e traseiros e pinças monobloco de seis pistões, bem como jantes em alumínio de 8.5×17 polegadas, pneus de 37” e um curso de roda de 350 mm. Este Raptor T1+ tem uma altura ao solo de 400 mm e o ângulo de entrada é de 70 graus.
O coração do Raptor que vai estar no Dakar é um motor V8 baseado no Coyote de 5,0 L, com um sistema de óleo de cárter seco exclusivo, que a Ford diz fornecer a potência e o binário necessários para enfrentar terrenos acidentados
“Assumir uma corrida tão exigente como o Dakar é uma tarefa assustadora para todos nós na Ford Performance, mas nunca fugimos de um desafio”, disse Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance Motorsports. “Para abraçar esse desafio, fizemos uma parceria com os melhores do mundo, com a M-Sport e a Red Bull, e acho que isso mostra a forma séria como estamos a encarar este projeto. O Ford Raptor T1+ é uma aposta firme para nossa visão global off-road – queremos enfrentar os melhores e provar nosso valor nos lugares mais difíceis do planeta”, concluiu o mesmo responsável.
A estreia da nova Raptor T1’ está prevista para a Baja da Hungria, que terá lugar de 8 a 10 de agosto, naquele que será o primeiro ensaio do modelo com vista ao Dakar de 2025.