Tridente domina a sessão de classificação no circuito de Imola, garantindo as três primeiras posições. Santiago Ramos emergiu como o piloto mais rápido, marcando um tempo de 1:31.767, à frente de seus companheiros de equipe Fornaroli e Meguetounif.
Assim que as luzes verdes se acenderam na saída dos boxes, a maioria dos pilotos imediatamente foi para a pista para aproveitar ao máximo a sessão de classificação de 30 minutos.
O trio da MP Motorsport foi o primeiro grupo a marcar uma volta rápida, com os pilotos da Trident e Prema seguindo de perto.
Havia uma quantidade significativa de tráfego na curva Rivazza, pois os pilotos esperavam pela oportunidade de começar uma volta rápida durante a primeira tentativa.
Tanto a Prema quanto a Trident eram esperadas como as favoritas em termos de tempos de volta, com Dino Beganovic garantindo a pole position na primeira etapa no Bahrein e Fornaroli conquistando o mesmo feito na última etapa em Melbourne.
Após a primeira tentativa, Gabriele Mini da Prema estabeleceu o referencial com um tempo de 1:32.598, seguido de perto por Fornaroli, que foi menos de um décimo de segundo mais lento.
Com 20 minutos restantes, todos os pilotos estavam melhorando seus tempos de volta, mas a sessão foi interrompida temporariamente quando o carro de Callum Visin, da Rodin, ficou preso na caixa de brita na Variante Tamburello (Curvas 3-4).
Assim que o guindaste removeu o carro de Visin, as bandeiras verdes foram agitadas novamente, e a maioria do grid voltou à pista para evitar mais interrupções na sessão de classificação.
Durante a segunda tentativa, Oliver Goethe, um piloto júnior da Red Bull, conquistou a pole position provisória com um tempo de 1:32.517, antes de muitos pilotos irem para os boxes trocar por novos jogos de pneus para as últimas tentativas da sessão.
No entanto, Fornaroli permaneceu na pista e assumiu a primeira posição de Goethe, marcando um tempo de volta quase quatro décimos de segundo mais rápido e conquistando o tempo mais rápido em todos os três setores.
O recém-contratado piloto júnior da McLaren, Alex Dunne, também completou uma volta enquanto a maioria dos pilotos estava nos boxes, garantindo a segunda posição provisória em seu carro McLaren recém-estilizado.
Durante a primeira tentativa na segunda série de pneus, a Prema garantiu as duas primeiras posições, com Lindblad conquistando a pole position provisória, seguido de perto pelo companheiro de equipe Beganovic.
No final, os pilotos da Trident encontraram o ritmo extra durante a última volta rápida, garantindo as três primeiras posições na classificação.
Surpreendentemente, não foi Fornaroli quem marcou o tempo mais rápido, mas seu companheiro de equipe Santiago Ramos, que conquistou sua primeira pole position na Fórmula 3 com um tempo de 1:31.767, com Meguetounif completando o top três para a Trident.
O trio da Prema seguiu de perto a Trident, com Lindblad liderando o caminho em quarto lugar, seguido por Beganovic e Mini. Dunne dividiu os pilotos da Prema, terminando em quinto lugar.
Goethe, Van Hoepen e Browning completaram o top 10 na sessão de classificação no circuito italiano.