Quando Jari-Matti Latvala aceitou o emprego de alta pressão de liderar a equipe da Toyota Gazoo Racing no Campeonato Mundial de Rally, muitos temiam que ele pendurasse o capacete de vez. Mas o ícone do rally, com 18 vitórias no Campeonato Mundial de Rally, ainda não está pronto para se aposentar. Em vez disso, Latvala está prestes a reacender sua paixão pela corrida de uma maneira que ninguém esperava.
Em um movimento que chocou o mundo do automobilismo, Latvala vai abandonar seu escritório na sede da Toyota em Jyväskylä nesta semana para percorrer as etapas do Campeonato Finlandês de Rally. E ele não está vindo apenas para completar os números; Latvala está lutando pela sua oitava vitória em Lahti e está trazendo seu confiável Toyota Celica GT-4 (ST165) da aposentadoria para alcançar esse objetivo.
O retorno do mestre do rally ao volante não é apenas uma viagem nostálgica. “Eu tenho o ST185 pronto para entrar em ação”, diz Latvala, “mas estamos esperando o Campeonato Europeu se organizar e permitir a entrada dos carros de 91 a 96. Até lá, é a fera de 1990 para mim”.
Mas o que é um rally sem um co-piloto? Os fãs ficaram em suspense, especulando se o parceiro de longa data de Latvala, Juho Hänninen, se juntaria a ele. A dupla dinâmica recentemente arrasou no WRC2 na Finlândia, com a condução cautelosa de Latvala e os comentários mordazes de Hänninen ganhando destaque. Mas, numa reviravolta, Hänninen decidiu assumir um papel secundário – literalmente. Entra Janni Hussi, a estrela em ascensão dos co-pilotos, pronta para assumir o papel e trazer uma nova perspectiva para o cockpit de Latvala.
O regresso de Latvala aos palcos não se trata apenas de ganhar; trata-se de mostrar a pura alegria do rali. A química entre ele e Hänninen será sentida, mas o entusiasmo e a determinação de Hussi estão prestes a injetar nova energia no cenário do rali. “A paixão de Janni pelo desporto é contagiante”, diz Latvala. “Ela está a atrair novos fãs e é emocionante ver mais mulheres envolvidas.”
Ao iniciar o Campeonato Finlandês de Rali com três etapas eletrizantes na noite de sexta-feira, todos os olhos estarão voltados para Latvala e Hussi. Com rivais como Roope Korhonen e Teemu Asunmaa liderando a carga, a competição será acirrada. Mas se há uma coisa que sabemos sobre Latvala, é que ele prospera sob pressão. Prepare-se para um confronto que ficará na história do rali.
Foto retirada do Instagram de Jari-Matti Latvala