O Campeonato Mundial de Rally da FIA está programado para retornar à Espanha nas próximas temporadas para enfrentar as estradas pavimentadas de alta velocidade das Ilhas Canárias em 2025 e 2026. Seguindo os passos do Rally da Letônia e do Rally da Polônia ORLEN 80th, ambos os quais utilizaram o Campeonato Europeu de Rally da FIA (ERC) para aprimorar seus eventos antes de ingressarem no WRC em 2024, o Rally Islas Canarias fará a transição do ERC para o WRC em 2025 e 2026.
Realizado pela primeira vez em 1977, o Rally Islas Canarias tem sido uma parte consistente do ERC desde 2016 e comemorará sua 50ª edição em 2026. O plano é que o rally seja realizado exclusivamente em Gran Canaria em 2025, com uma expansão para incluir outras ilhas para o seu 50º aniversário. O anúncio foi feito na segunda-feira diante da imprensa em Gran Canaria, com a presença do promotor do WRC, Todo Sport, do presidente das Ilhas Canárias Fernando Clavijo, do presidente do Conselho Insular de Gran Canaria Antonio Morales e do membro do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA e presidente da Real Federación Española de Automovilismo (RFEDA) Manuel Aviñó.
Germán Morales, CEO do promotor do evento Club Deportivo Todo Sport, expressou sua satisfação em trazer o Rally Islas Canarias para o WRC após anos de trabalho árduo. Ele descreveu isso como um objetivo desejado por várias gerações e agora, com a colaboração do promotor do WRC, tornou-se alcançável. Jona Siebel, diretor administrativo do promotor do WRC, expressou confiança na capacidade da equipe de gerenciamento do rally de organizar o rally no calendário do WRC no próximo ano, depois de testemunhar suas habilidades no Campeonato Europeu de Rally.
O retorno da Espanha ao calendário do WRC é muito aguardado, e o caminho bem-sucedido para os eventos do ERC se juntarem ao WRC é evidente, já que o Rally Islas Canarias segue os passos da Letônia e da Polônia em 2024. A mudança do ERC para o calendário do WRC também atrairá um número significativo de fãs que viajarão para o popular destino de férias europeu, combinando ação emocionante nas etapas de alta velocidade com o início do verão.
O rally garante superfícies de asfalto suaves e sinuosas que atravessam as áreas vulcânicas do interior. Enquanto as temperaturas costeiras proporcionam clima favorável de praia durante todo o ano, os pilotos devem estar preparados para condições climáticas imprevisíveis ao navegar pelas áreas montanhosas das ilhas. O WRC visitou pela última vez a Espanha em 2022, com o rally sendo baseado no resort beira-mar de Salou, na Catalunha.