O famoso Safari Rally, a terceira etapa do Campeonato Mundial de Rali da FIA, acontecerá de 28 a 31 de março. Este evento muito aguardado atraiu um total de 29 participantes, incluindo cinco equipes locais competindo em seu Campeonato Nacional de Rali.
O desafiador percurso de corrida consiste em 19 estágios, cobrindo uma distância de 367,7km. Entre os participantes, haverá um total de nove carros Rally1, com cada equipe de fábrica contribuindo com três carros.
A Toyota Gazoo Racing, atual campeã do Safari Rally, estará apresentando seus poderosos GR Yaris Rally1s. Liderando sua busca pelo título estarão Elfyn Evans e Scott Martin, acompanhados por Takamoto Katsuta e Aaron Johnston. Além disso, o filho pródigo da equipe e bicampeão do WRC, Kalle Rovanpera, fará sua segunda aparição na temporada, em parceria com Jonne Haltunen.
A Hyundai Shell Mobis será representada por Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe, que atualmente ocupam a primeira posição na classificação do campeonato. Eles estarão pilotando seu modelo 130 N ao lado de Ott Tanak e Martin Jarveoja. Esapekka Lappi e Janne Ferm, vencedores do Rally da Suécia, também estarão retornando em seu i30 N.
A M-Sport Ford estará contando com seus jovens talentos, Adrien Fourmaux e Alex Coria, além de Gregoire Munster e Louis Louka. Juntando-se a eles estará o piloto privado grego Jourdan Serderidis e o co-piloto Frédéric Miclotte.
Na categoria WRC2, a competição é limitada. Os principais concorrentes são Oliver Solberg e Gus Greensmith, ambos pilotando Skoda Fabia RSs pela equipe Toksport. Nicolas Ciamin também entrou na corrida com seu Hyundai i20N WRC2.
Vale ressaltar que nenhuma das equipes Toyota WRC2 estará participando deste rali africano.