Emoções fortes nas estradas do Rali da Croácia, quarta ronda do Mundial de Ralis (WRC). Ao fim de oito classificativas, nada separa os dois primeiros classificados da geral, e o terceiro também não está muito longe.
Depois do ascendente de Thierry Neuville (Hyundai) ao longo da manhã, a parte da tarde de sexta-feira começou com o belga a ditar o ritmo na PEC 5 (Platak 2) ao ser 1,5s mais veloz do que Elfyn Evans (Toyota). Sébastien Ogier (Toyota) fez o terceiro tempo.
Poderia pensar-se que Neuville ia continuar a destacar-se no topo, mas no troço seguinte foi condicionado por um furo. Evans aproveitou, fez o melhor tempo e retirou dez segundos exatos ao rival para ficar a 0,1s na geral. Ott Tänak (Hyundai) fez o terceiro crono em Ravna Gora-Skrada.
Na PEC 7 (Jaškovo-Mali Modruš Potok 2) houve a primeira mudança de líder. Ogier foi o mais veloz com 0,3s de avanço para Evans, com o britânico a subir ao topo da geral depois de Neuville realizar a quarta marca. Entre ambos ficou Tänak.
O dia terminou no troço de Krašić-Sošice com a oitava especial, na qual Ogier dominou ao bater Adrien Fourmaux (M-Sport Ford) por 9,2s. Neuville foi terceiro a 9,4s, com Takamoto Katsuta (Toyota) em quarto, Tänak em quinto e Evans em sexto.
Os tempos ditaram que, no fim de sexta-feira, Neuville e Evans estão igualados no topo da classificação geral, com Ogier em terceiro a apenas 6,6s. Mais longe está o quarto classificado, Tänak, a 41,1s. sendo Fourmaux quinto a 52,7s.
Nikolay Gryazin (Citroën) foi o vencedor de todas as classificativas da tarde no WRC2 e no WRC2 Challenger. No WRC2, o piloto que compete sob nacionalidade búlgara tem 31,3s de avanço para Yohan Rossel (Citroën), ao passo que no WRC2 Challenger está 2m02,5s na frente de Pepe López (Skoda) – que é terceiro no WRC2.
Nas contas do WRC3, continua a registar-se o domínio de Romet Jürgenson. O estónio, que pilota um Ford, tem já 1m04,3s de avanço para Tom Rensonnet (Ford) embora só tenha ditado o ritmo numa das especiais vespertinas. Taylor Gill (Ford) subiu a terceiro por troca com Norbert Maior (Ford) na PEC 8.
Top dez da geral após a PEC 8: