O formato do DTM até ao fim desta época ditou que a qualificação fosse na manhã de cada um dos dois dias do programa de uma ronda, acabando horas antes da respetiva corrida. Porém, no ano que vem as das sessões poderão ficar separadas por poucos minutos de intervalo.
O site Motorsport.com escreve que estará em cima da mesa uma proposta para que a qualificação seja às 13h00 e a corrida às 13h30. Na origem das pretensões de mudar está a pouca comparência de público no horário atualmente utilizado.
E não só para os adeptos no local a ideia é vista com bons olhos: Alexander Wilffing, diretor desportivo da ProSieben que transmite o DTM em televisão na Alemanha e na Áustria, disse ao Motorsport-Total.com: ‘Acho a ideia empolgante de um ponto de vista da televisão, porque teríamos mais um evento ao vivo na programação. Além disso, seria um aspeto de venda único do DTM no automobilismo. A implementação exata e o que isso significaria para a cobertura preliminar, teria de ser analisada ao detalhe’.
Mas não só colocar a qualificação minutos antes da corrida está a ser estudado. Outra hipótese é deixá-la no seu horário habitual, mas encurtando-a de 20 para dez minutos de duração.