A Toyota surpreendeu os seus fãs ao apresentar no Salão de Tóquio (Japan Mobility Show 2023) o FT-Se, um protótipo que antecipa o futuro desportivo da marca japonesa, que mais não é que uma evolução do Spots EV, apresentado em 2021.
O FT-Se é um modelo de dois lugares 100% elétrico e que conta com os argumentos dos modelos de alto desempenho preparados pela divisão desportiva Gazoo Racing.
Com uma pintura de cor laranja e teto preto, o FT-Se integra duas generosas entradas de ar na frente e uma assinatura luminosa de tecnologia LED na vertical nas extremidades.
Este concept cor de laranja com tejadilho em vidro, apresenta ainda espelhos retrovisores tradicionais em preto e puxadores das portas escamoteáveis, o que nos indica que este protótipo pode estar muito próximo da versão de produção.
Apesar disso, ainda não foram avançados os dados técnicos deste protótipo, com a Toyota a referir apenas que o FT-Se tem 4.38 metros de comprimento, 1.89 m de largura, 1.22 m de altura e uma distância entre eixos de 2.65 metros, algo semelhante ao atual GR Supra. Desta forma, as proporções largas e baixas, juntamente com uma silhueta elegante e moderna, reduzem o arrasto aerodinâmico e um aumento da autonomia.
Nota ainda para o interior deste protótipo 100% elétrico, com um design minimalista e que oferece comandos intuitivos e uma experiência de condução mais envolvente, onde o reforço tecnológico é evidente.
Destaque para o volante em formato retangular (denominado ‘yoke’), ladeado por dois ecrãs táteis que mais parecem smartphones, e um painel de instrumentos digital colocado por cima do volante, que garante boa visibilidade. Para além disso, proteções laterais para os joelhos protegem o corpo das forças G durante a condução.
Sendo certo que este FT-Se preparado pela Gazoo Racing será um desportivo 100% elétrico, tudo aponta para que venha a fazer uso de um motor elétrico alimentado pelas baterias ‘prismáticas’ de próxima geração da Toyota anunciadas no início deste ano, que permitem uma maior autonomia e carregamentos mais rápidos, quando comparadas com as baterias disponíveis atualmente nos modelos totalmente elétricos da marca nipónica.