A Richard Childress Racing (RCR) entrou na temporada de NASCAR de 2024 com grandes esperanças, particularmente depois de a equipa No. 8 ter conquistado três vitórias em 2023. No entanto, a realidade deste ano tem sido muito menos promissora, com a equipa a enfrentar uma série de contratempos infelizes. Desde problemas mecânicos a erros dos pilotos e acidentes, a RCR tem lutado para corresponder ao seu potencial de campeonato, deixando os fãs e analistas a questionar se a equipa conseguirá recuperar. Mas o proprietário da RCR, Richard Childress, mantém-se confiante de que dias melhores estão a caminho.
Num recente episódio do podcast Happy Hour, Childress falou sobre as dificuldades que a sua equipa tem enfrentado, particularmente os numerosos acidentes que têm afetado a sua campanha de 2024. “Tem sido um daqueles anos,” admitiu Childress. “Acidentes, estivemos envolvidos em tantos acidentes. Acho que o Austin [Dillon] esteve envolvido em um nos primeiros seis corridas deste ano, o que o deixou muito para trás. O Kyle [Busch] também esteve envolvido em vários acidentes.”
Kyle Busch, que era esperado para levar a RCR a um novo nível após um forte 2023, tem sido o mais afetado por estes incidentes. Apesar do seu talento, Busch tem-se visto envolvido em acidentes enquanto liderava corridas várias vezes. Childress revelou que teve conversas com Busch sobre a situação, com o piloto a reconhecer que a falta de paciência pode ter desempenhado um papel na sua má sorte.
“Falei com ele esta manhã, ele disse: ‘Talvez eu devesse ter sido um pouco mais paciente,’ mas sabes, quando tens alguém a respirar no teu pescoço, estás a liderar a corrida com 20, 25 voltas para o fim, simplesmente fazes o movimento que achas certo,” partilhou Childress. “Disse-lhe: ‘Amigo, não te preocupes, vamos ganhar algumas corridas.’ Tem sido um ano difícil, mas todos têm lutado arduamente.”
Apesar da temporada difícil, Childress continua otimista, observando que a RCR está a preparar mudanças significativas no futuro próximo. Estas atualizações, que serão reveladas em breve, podem ser a chave para inverter o desempenho da equipa à medida que se aproxima da temporada de 2025. “Vemos que temos de fazer algumas mudanças. Temos mais mudanças a caminho que vocês vão ouvir falar no próximo mês, provavelmente, e estamos entusiasmados com o próximo ano,” disse ele.
Enquanto 2024 tem sido uma experiência de aprendizado, Childress é categórico ao afirmar que a história guiará a RCR para um futuro mais bem-sucedido. “Sabem, não se pode viver no passado, temos de aprender com o passado. A história ensina-nos, e é isso que vamos aprender com este ano, e levar para o próximo ano com uma atitude positiva.”
Para os fãs da RCR e da NASCAR como um todo, a questão permanece: Será que estas mudanças serão suficientes para trazer a equipa outrora dominante de volta à sua antiga glória? Só o tempo dirá se a confiança de Childress é bem fundamentada ou se a RCR continuará a ter dificuldades.