Martin Macik alcançou esta quarta-feira a sua primeira vitória na edição de 2024 do Dakar em camiões. Impôs-se na quinta etapa, que foi a pior até agora para o líder da classificação, Janus van Kasteren.
Aos comandos de um Iveco da MM Technology Team, Macik ditou o ritmo do dia e, apesar de ser penalizado em 30 segundos, conseguiu superar Mitchel van den Brink (Eurol Rallysport/Iveco) por 1m22s. Em terceiro ficou o surpreendente Vick Versteijnen (Versteijnen Truck Racing/Iveco). Quanto a van Kasteren (Boss Machinery Team de Rooy FTP/Iveco), até entrou como o mais rápido, mas acabou por perder muito tempo: foi décimo a 23m40s do vencedor.
Não obstante, van Kasteren até dilatou a sua margem de liderança da geral para 22m03s. É agora perseguido por Macik, que aproveitou os problemas de Ales Loprais (Instaforex Loprais Praga). O checo teve problemas no decurso da tirada e caiu para a terceira posição da geral, cujo top cinco é completado por Pascal de Baar (Tatra Buggyra ZM Racing) e van den Brink.
Top dez da Etapa 5:
Top dez da geral: