George Russell, o tão aguardado piloto da Mercedes W16, finalmente partilhou as suas impressões iniciais após uma sessão de testes do carro no circuito do Bahrein. No entanto, teve o cuidado de não revelar demasiado, afirmando que é crucial não “tirar conclusões precipitadas.”
Mercedes apresentou o W16 na segunda-feira através de uma série de renderizações, e o veículo fez a sua estreia no asfalto apenas um dia depois. Isto fez parte de um dia de filmagens em preparação para os testes de pré-temporada agendados para começar na quarta-feira.
O W16, conforme analisado pelo especialista em tecnologia Matt Somerfield, possui uma série de modificações. Estas incluem um nariz remodelado, alterações na asa da frente, um piso reimaginado e suspensão traseira, e uma nova cobertura do motor em forma de barbatana de tubarão.
Russell teve a honra de realizar as primeiras voltas no W16 antes de passar o testemunho ao seu novo colega de equipa, Andrea Kimi Antonelli. Antonelli, um adolescente italiano, calça os sapatos deixados pelo sete vezes Campeão do Mundo Lewis Hamilton, que desde então se juntou à Ferrari.
Enquanto a Mercedes ofereceu aos fãs uma espreitadela através de vários vídeos dos colegas de equipa em ação, manteve-se reservada quanto aos pormenores. A equipa não divulgou quaisquer dados, incluindo tempos de volta ou contagem de voltas.
Quando questionado sobre as suas primeiras impressões do carro de F1 da Mercedes de 2025, Russell manteve-se reservado. Revelou: “É ótimo finalmente estar ao volante do W16. Houve tanto trabalho duro investido neste novo carro. A minha sessão da manhã foi extremamente suave, e conseguimos realizar tudo o que nos propusemos a fazer com o carro.”
No entanto, absteve-se de divulgar quaisquer pormenores, acrescentando: “Definitivamente há algumas primeiras impressões, que vou manter para mim e para a equipa por agora.”
Apesar de uma temporada de 2023 decepcionante sem vitórias, a Mercedes conseguiu recuperar no ano passado com quatro vitórias. No entanto, deslizaram para o quarto lugar no Campeonato de Construtores, ficando atrás da McLaren, Ferrari e Red Bull.
Quanto a Russell, ele terminou em sexto lugar na classificação dos Pilotos, com Hamilton a ocupar a sétima posição na sua última temporada com as Silver Arrows. Russell expressou o seu entusiasmo pela próxima temporada, afirmando: “Estou super entusiasmado para o ano que se avizinha. Esta altura do ano é sempre cheia de antecipação. Mal posso esperar pelos próximos três dias de testes e, claro, pela primeira corrida em Melbourne. Espero que estejamos no meio da luta.”