O primeiro ferry hidrofólio 100% elétrico do mundo, está pronto para regressar às águas de Estocolmo, Suécia, após uma breve pausa no inverno.
O Candela P-12 é o primeiro ferry de passageiros do mundo que combina propulsão elétrica com tecnologia de hidrofólio, o que permite que esta embarcação possa literalmente voar acima da superfície da água – com menor consumo de energia e velocidades mais altas.
A primeira unidade do Candela P-12, batizada de “Nova” esteve operacional no sistema de transporte público de Estocolmo durante o outono, e está agora de regresso, a partir de 15 de abril, depois da pausa provocada pela temporada de gelo de inverno

O Candela P-12 emite 95% menos CO2 em comparação com os navios convencionais, que operam na mesma rota. Ao mesmo tempo, as estatísticas mostram que a embarcação elétrica é muito popular e mais rápida que um automóvel ao autocarro, o que proporciona que as suas viagens estejam sempre lotadas de passageiros.

Recorde-se que o hidrofólio 100% elétrico pode navegar a 25 nós (46 km/h) e tem uma autonomia de mais de 2 horas a 20 nós (37 km/h) de velocidade. O ferry também possui carregamento rápido, capaz de recarregar a bateria em apenas uma hora.
“Um dos nossos objetivos é mostrar que, com um transporte aquático rápido e confortável, podemos fazer com que os passageiros de veículos automóveis migrem para o transporte aquático”, disse Gustav Hasselskog, CEO e fundador da Candela. “É importante demonstrar que a tecnologia utilizada no “Nova” é adequada para o uso exigente do transporte público. Esta é a terceira geração da nossa tecnologia de foiling e, com as lições aprendidas na produção de mais de 100 embarcações de lazer, estamos ampliando a produção para atender à procura”, concluiu Gustav Hasselskog.
