A 92ª edição das 24 Horas de Le Mans está se configurando como um evento extraordinário. Se todos os 23 carros da classe Hypercar participarem, será o maior número de carros competindo pela vitória geral em mais de dez anos. Isso sem contar os 16 carros na classe LMP2 e os 23 na classe LMGT3.
Entre os nove fabricantes da classe Hypercar, Porsche, Ferrari e Toyota são considerados os principais concorrentes. A Porsche tem se saído excepcionalmente bem este ano, vencendo duas das três corridas no Campeonato Mundial de Endurance da FIA. A equipe de fábrica da Penske e a equipe de clientes JOTA conquistaram vitórias. A Toyota, por outro lado, venceu apenas uma corrida este ano e enfrenta uma forte concorrência de seus rivais.
A Ferrari, campeã defensora, tem enfrentado desafios este ano com ritmo, estratégia e sorte ruins. No entanto, eles estão determinados a corrigir a situação e conquistar outra vitória em Le Mans. Assim como a Porsche, a Ferrari terá três carros competindo, enquanto a Toyota terá apenas dois.
A Cadillac, apesar de um ano conturbado até agora, espera ter um desempenho melhor em Le Mans. A equipe americana terá três carros de fábrica de duas equipes, incluindo as equipes Chip Ganassi Racing e Action Express Racing. A Peugeot, com seu novo carro 9X8, também está buscando causar um impacto em Le Mans.
Alpine, BMW, Lamborghini e Isotta Fraschini são as novas entradas na corrida. Alpine e BMW tiveram inícios decentes no ano, enquanto a Lamborghini enfrentou desafios com seu novo carro SC63. A Isotta Fraschini, a única fabricante “boutique” do WEC, mostrou melhora ao longo da temporada.
Na classe LMP2, que é essencialmente uma classe de especificação, há oito carros “Pro” e oito carros “Pro/Am”. A Inter Europol Competition e a Crowdstrike Racing by APR são as campeãs defensoras em suas respectivas subclasses. A entrada da COOL Racing na classe Pro parece forte, enquanto Ben Keating retorna na classe Pro/Am com a United Autosports.
Pela primeira vez, carros GT3 estarão competindo nas 24 horas. Nove fabricantes, incluindo Porsche, Aston Martin, Ferrari, Corvette, BMW, McLaren, Lamborghini, Ford e Lexus, se inscreveram para correr na classe LMGT3. Cada fabricante também traz seu próprio programa Hypercar. Vale destacar que a lenda do MotoGP Valentino Rossi estará dirigindo pela BMW.
Com três classes e 62 carros, as 24 Horas de Le Mans prometem ser um evento incrível.