Com a chegada do outono, as condições climatéricas alteram-se e trazem consigo a necessidade de os condutores redobrarem a atenção ao volante e adaptarem a condução às condições da estrada.
As previsões apontam para chuvas por vezes intensas nos próximos dias, e por isso é necessário alguns cuidados extras e uma postura suave e atenta na estrada. Nesse sentido, deixamos cinco conselhos se vai conduzir com condições climatéricas adversas, nomeadamente com chuva.
Modere a velocidade
Devagar se vai ao longe. Em dias de chuva é necessário ter atenção ao “pé pesado” e conduzir a uma velocidade moderada. Opte por uma condução suave, evite ultrapassagens e manobras arriscadas. Ao conduzir em piso molhado, é importante manter uma velocidade baixa, assim, terá maior tempo de resposta e evitará derrapagens ou, mesmo, acidentes.
Mantenha a distância de segurança
Em dias de chuva a aderência ao piso é menor, logo a capacidade de travagem também. Nesse sentido, é importante aumentar a distância de segurança entre veículos de modo que numa situação de travagem de emergência, ganhe mais espaço e tempo para reagir.
Boa visibilidade
Nos dias de chuva deve manter uma boa visibilidade e para isso é determinante confirmar se as escovas limpa-vidros estão em boas condições.
Acenda as luzes
Outro conselho para aumentar a sua visibilidade e confirmar se todas as luzes exteriores do veículo estão a funcionar corretamente. Além disso, conduza sempre com os médios ligados para que consiga ver melhor e para que os outros o consigam ver também.
Cuidado com lençóis de água
A acumulação de água nas estradas durante os dias chuvosos é muito frequente. Caso se depare com um lençol de água na estrada, tem de evitar em colocar o pé no travão, acelerar ou realizar manobras bruscas. O melhor é mesmo circular a velocidade reduzida e antes de os atravessar um lençol de água para evitar o risco de aquaplanagem.