A corrida de 24 Horas deste ano está se configurando como uma competição acirrada entre a Toyota Gazoo Racing, os atuais seis vezes campeões mundiais do World Endurance World, e a Ferrari, vencedora do Le Mans Centenário de 2023. No entanto, os resultados das três corridas até agora nesta temporada indicam que não será uma vitória fácil para nenhuma das equipes.
Enquanto a Toyota conseguiu uma vitória inesperada em Imola, roubando o campeonato da Ferrari, é importante considerar o quadro geral. Ambas as entradas da Gazoo Toyota GR010 Hybrid, a número 8 com os pilotos Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, e a número 7 com Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, mostraram desempenho e trabalho em equipe impressionantes.
Por outro lado, a Ferrari precisa superar suas deficiências táticas e problemas para atender ao requisito de peso mínimo para causar uma forte impressão. No entanto, a equipe AF Corse, com os membros da equipe Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovanazzi, provou suas capacidades ao vencer Le Mans em 2023 e está de volta para mais uma tentativa de vitória.
A Ferrari também tem outras duas equipes de Hypercar competindo: Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen no número 50 vermelho, e Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye no número 83 amarelo.
Em uma reviravolta surpreendente, a Porsche, que foi considerada azarã no ano passado, está liderando o Campeonato Mundial de Endurance e é a equipe a ser batida nesta corrida. Eles têm um total de seis 963 Hybrids competindo, visando garantir a 20ª vitória geral consecutiva de Le Mans da Porsche. Os carros da fábrica da Penske Motorsport, liderados por Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor no carro número 6, são os favoritos. Eles são apoiados pelos companheiros de equipe Matt Campbell, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki no carro número 5, e Felipe Nasr, Mathieu Jaminet e Nick Tandy no terceiro carro adicional, número 4.
A Porsche também possui três 963s de equipes privadas dirigidas por tripulações altamente habilidosas. O trio da equipe Hertz JOTA, composto por Will Stevens, Norman Nato e Callum Ilott, saiu vitorioso na corrida de 6 Horas de Spa. O ex-campeão mundial de Fórmula 1 Jenson Button, Oliver Rasmussen e Philip Hanson formam uma segunda equipe dourada da Porsche. Por fim, Neel Jani, Harry Tincknell e Julien Andlauer pilotarão o sexto 963 da Proton.
Mas há informações adicionais. Muito mais. Dos Estados Unidos, o trio de Cadillacs V-Series.Rs são os favoritos do público. Eles possuem um poderoso motor V8 que causa arrepios. O ex-piloto de Fórmula 1 Sébastien Bourdais, Renger van der Zande e o vencedor da Indy 500 Scott Dixon são apoiados por Earl Bamber, Alex Lynn e a estrela da Indy Alex Palou em dois carros de fábrica. O terceiro Caddy Whelen é conduzido pela equipe privada composta por Luis Felipe Derani, Jack Aitken e Felipe Drugovich.
A Peugeot também está retornando para mais uma tentativa de vencer Le Mans em sua terceira era. Eles têm dois carros híbridos 9X8 retrabalhados, pilotados por Jean-Eric Vergne, Mikkel Jensen e Nico Müller, e Stoffel Vandoorne, o analista de Fórmula 1 Paul di Resta e Loïc Duval. A Peugeot está enfrentando pressão da gestão e de uma revolução francesa com o retorno da Renault-Alpine. Nicolas Lapierre, Mick Schumacher e Matthieu Vaxivière, e Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi estarão pilotando dois híbridos A424.
A BMW está retornando a Le Mans com dois carros M Hybrid V8s da equipe WRT, visando a vitória 25 anos após sua última vitória em 1999. Um carro será pilotado pelo campeão do DTM Sheldon van der Linde, Robin Frijns e René Rast, enquanto o outro será pilotado por Dries Vanthoor, Raffaele Marciello e Marco Wittmann. A Lamborghini também está fazendo sua estreia na classe principal em Le Mans com dois SC63s da Iron Lynx. Romain Grosjean, Andrea Caldarelli e Matteo Cairoli estarão pilotando um carro, enquanto Mirko Bortolotti, Daniil Kvyat e Edoardo Mortara estarão pilotando o outro.
Le Mans não estaria completo sem um azarão. Carl Wattana Bennett, Jean-Karl Vernay e Antonio Serravalle são esperados para serem os azarões deste ano no exótico italiano Isotta Fraschini Tipo6-C Hybrid. Eles conseguirão alcançar uma vitória surpreendente como a Glickenhaus fez em 2024? Só o tempo dirá. Especificamente, 24 horas!
O Isotta provavelmente enfrentará um desafio difícil do grupo de dezesseis Oreca 07 Gibsons da LMP2, que não competem mais no WEC, mas tiveram a chance de correr em Le Mans. Esses protótipos rugidores adicionam um elemento interessante à corrida e o som de suas trocas de marcha ficará em sua memória por dias após a corrida.
Entre as notáveis entradas da LMP2, Ben Keating, Filipe Albuquerque e Ben Hanley da United Autosport, assim como Oliver Jarvis, Bijoy Garg e Nolan Siegel, estarão competindo contra Ryan Cullen, Patrick Pilet e Stéphane Richelmi da Vector Sport. Fique de olho na tripulação da AO by TF composta por Louis Delétraz, PJ Hyett e Alex Quinn, Fabio Scherer da Nielsen, David Heinemeier Hansson e Kyffin Simpson, e no trio da Crowdstrike, George Kurtz, Colin Braun e Nicky Katsburg.
A grande novidade na categoria GT, além da transição da divisão para a nova especificação LM GT3 pela primeira vez, é a participação da lenda da MotoGP Valentino Rossi em Le Mans. Rossi estará correndo ao lado de Ahmad Al Harthy e Maxime Martin em um BMW M4 LM GT3. Outro BMW será pilotado por Darren Leung, Sean Gelael e Augusto Farfus, enquanto um quarteto de novos Ferrari 296 GT3s também fará sua estreia em Le Mans.
Entre as equipes Lamborghini Huracan, temos Claudio Schiavoni, Matteo Cressoni e Franck Perera, bem como as Iron Dames representadas por Sarah Bovy, Michelle Gatting e Doriane Pin. Embora não haja corridas da NASCAR este ano, há uma presença notável de equipes americanas de GT, incluindo um par de Corvette Z06 LMGT3 Rs. Um dos Corvettes será pilotado por Tom Van Rompuy, Rui Andrade e Charlie Eastwood. Além disso, dois novos Ford Mustangs estarão competindo, com Christian Ried, Ben Tuck e Christopher Mies entre seus pilotos.
Kelvin van der Linde, o atual líder do campeonato DTM, compartilhará um dos dois Lexus RC F LMGT3s com Arnold Robin e Timur Boguslavskiy. Representando os interesses britânicos estão dois McLaren 720S LMGT3 Evos e a frota regular do Aston Martin Vantage. Assim como na classe Hypercar, todos os carros LM GT3 terão que superar os formidáveis Porsche 911 GT3 Rs, com a equipe Manthey composta por Yasser Shahin, Morris Schuring e Richard Lietz sendo especialmente notável.
Com as sessões de treinos acontecendo na quarta-feira e a classificação na quinta-feira, 13 de junho, a corrida de 24 Horas de Le Mans de 2024 começará às 16:00 de sábado, 15 de junho. O evento já está esgotado, com uma expectativa de público de mais de 350.000 fãs. A corrida será transmitida ao vivo na maioria dos países e também pode ser assistida online através do fiawec.tv. (Relatório de Michele Lupini em Le Mans)
© 2024
Acontecimentos dramáticos ocorreram no mundo dos esportes nesta semana, deixando os fãs em choque. Uma reviravolta surpreendente aconteceu durante o jogo de futebol entre os times rivais, deixando os espectadores sem palavras. O evento, que ocorreu no estádio local, foi marcado por momentos de grande emoção e tensão.
Durante a partida, um jogador talentoso sofreu uma lesão grave, deixando todos preocupados com seu futuro no esporte. Os médicos e equipe de suporte correram para ajudar o atleta, que foi levado às pressas para o hospital. Ainda não há informações sobre a gravidade da lesão ou quanto tempo o jogador ficará afastado dos campos.
Além disso, o jogo foi marcado por uma série de decisões controversas da arbitragem, que geraram muita frustração entre os torcedores. Muitos questionam a imparcialidade do árbitro e pedem uma revisão das regras do esporte. A polêmica certamente continuará a ser debatida nos próximos dias.
Apesar dos momentos difíceis, também houve momentos de grande emoção e habilidade durante a partida. Jogadores talentosos mostraram suas habilidades excepcionais, marcando gols incríveis e fazendo jogadas impressionantes. Os fãs foram à loucura com a qualidade do jogo e as demonstrações de talento dos atletas.
No final, o resultado da partida foi surpreendente, com o time considerado azarão conquistando uma vitória histórica. Os jogadores comemoraram intensamente, enquanto os torcedores invadiram o campo para celebrar com seus heróis. Foi um momento inesquecível para todos os presentes e para os fãs que acompanharam o jogo de casa.
Agora, os times se preparam para os próximos desafios, buscando se recuperar das derrotas e manter o ímpeto das vitórias. Os fãs estão ansiosos para ver o que o futuro reserva para seus times favoritos e esperam por mais momentos emocionantes e empolgantes no mundo dos esportes. Fique ligado para mais notícias e atualizações sobre o mundo esportivo.