A equipe Pramac Ducati revelou seu design de 2024 em um lançamento online na noite de quarta-feira antes da abertura da temporada do Grande Prêmio do Catar. A equipe italiana optou por um esquema de cores ousado, abandonando o uso tradicional do branco em favor de uma aparência completamente roxa e vermelha. O design é semelhante ao visto em sua Ducati de 2023, mas sem as seções brancas que estavam presentes na máquina anterior.
O roxo adicional no design reflete o apoio contínuo do patrocinador principal Prima, uma companhia de seguros que teve uma campanha bem-sucedida em 2023 com a equipe, competindo pelo título geral com Jorge Martin. Martin, que continuará usando o número #89, permanece com a equipe este ano, enquanto Franco Morbidelli se junta a ele depois de substituir Johann Zarco, que se transferiu para a LCR Honda. Morbidelli competirá com o número #21, o mesmo número que ele usou durante seu tempo na Yamaha.
Após ficar muito perto do título de 2023 para o piloto da Ducati de fábrica Francesco Bagnaia, que conquistou seu segundo campeonato consecutivo, Martin buscará aproveitar sua experiência de lutar pelo título da classe principal para se destacar e conquistar seu primeiro campeonato. A Pramac também tem como objetivo defender sua coroa de equipes, que conquistou pela primeira vez em sua história, terminando com uma vantagem de 91 pontos sobre a equipe de fábrica.
Morbidelli, por outro lado, está ansioso para deixar para trás um período desafiador com a Yamaha. Sua última posição no pódio foi há quase três anos em Jerez, quando ele estava correndo com a equipe satélite Petronas SRT Yamaha. Desde 2020, ele também tem lutado para entrar no top dez na classificação dos pilotos, depois de terminar como vice-campeão atrás do piloto da Suzuki, Joan Mir.