Desde que em 2009 fechou a sua equipa de fábrica, a Toyota tem estado longe da Fórmula 1, apostando essencialmente no Mundial de Resistência (WEC) na vertente circuitos, para além do Mundial de Ralis (WRC). Agora, surge especulação sobre um eventual regresso futuro à categoria rainha.
Tudo ganhou tração com o anúncio de Ryo Hirakawa como piloto de reserva da McLaren em 2024. Como se sabe, o piloto compete no WEC pelo construtor nipónico, e este fim de semana fez-se acompanhar de responsáveis de topo da Toyota no GP do Japão – incluindo o presidente Akio Toyoda.
Kazuki Nakajima, que é vice-presidente da Toyota Gazoo Racing Europe, foi questionado pelo as-web.jp sobre um pretenso regresso do fabricante à F1. Na resposta, foi evasivo: ‘Não posso entrar muito em detalhes. É verdade que comunicámos com a McLaren. Eles perguntaram que tipo de piloto é o Hirakawa. Foi assim que começou. Fomos capazes de libertar a ideia dos pilotos primeiro. E não há dúvida que a questão do piloto de reserva foi um desenvolvimento repentino. Quando ele pilotou no simulador mostrou algo ainda melhor do que o esperado. As coisas encaixaram-se e agora concretizaram-se’.