As encomendas do Porsche Macan 100% elétrico já arrancaram e a marca de Estugarda está surpreendida com o elevado número de reservas registado nas primeiras semanas.
Dez anos depois do lançamento, o Porsche Macan chega à segunda geração, mas agora de forma totalmente elétrica, com uma autonomia até 613 km, o que tem tudo para levar o novo modelo 100% elétrico a ser um sucesso.
Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen e da Porsche, já revelou que os primeiros pedidos deste novo elétrico excederam as expectativas, apesar da empresa não ter ainda dados sobre os números de alguns dos seus maiores mercados.
Falando na conferência de imprensa anual da marca, Blume lembrou que, nas primeiras quatro semanas, a Porsche recebeu mais de 10 000 pedidos de reservas do Macan elétrico, número que não inclui reservas da China ou do Japão. “Estamos impressionados com os pedidos do Macan elétrico”, sublinhou Oliver Blume.
Recorde-se que o novo Macan elétrico tem por base a nova plataforma Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida e fabricada em colaboração com a Audi, que admite tanto tração traseira como integral, e tem uma arquitetura elétrica de 800 V. No lançamento a Porsche revelou que vai disponibilizar duas versões com tração integral que fazem uso de dois motores elétricos. O Macan 4 com uma potência de 408 cv e um binário de 650 Nm em Overboost e o Macan Turbo que proporciona 639 cv e 1130 Nm de binário.
Estes números garantem que o Macan 4 acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o Macan Turbo demora apenas 3,3 segundos. Os dois modelos atingem velocidades máximas de 220 e 260 km/h, respetivamente.
A alimentar os dois motores elétricos está uma bateria de iões de lítio, com uma capacidade bruta de 100 kWh, pesa 570 kg, tem 12 módulos de 15 células prismáticas com fórmula química nova (mais densidade energética, maior capacidade de armazenamento de energia!), e está arrumada sob o piso, entre os eixos, o que otimiza a dinâmica desportiva de automóvel com repartição quase equitativa do peso (48%/52%), como é habitual nos desportivos da marca alemã.
Em Portugal, as primeiras entregas do novo Macan elétrico estão previstas para o segundo semestre do ano. Já quanto a preços, o Macan 4 arranca nos € 86 793, enquanto o Macan Turbo começa nos €118 846.