Kevin Estre (FRA) / Andre Lotterer (GER) / Laurens Vanthoor (BEL) #06 Porsche Penske Motorsport, Porsche 963.
26-27.02.2024. Campeonato Mundial de Resistência da FIA, Prólogo Oficial, Doha, Catar.
Kevin Estre, da Porsche Penske Motorsport, estabeleceu o tempo de volta mais rápido na segunda sessão de treinos livres para a abertura da temporada do Campeonato Mundial de Resistência da FIA no Catar. Os carros Hypercars permaneceram próximos uns dos outros, com todos os carros dentro de dois segundos de diferença. A Porsche mostrou um desempenho forte com seus carros de fábrica e os inscritos pelos clientes. O tempo impressionante de volta de Estre foi resultado das equipes realizando corridas mais longas para se prepararem para o gerenciamento dos pneus na próxima corrida. Três dos cinco melhores Hypercars eram Porsche 963s, e a ordem dos cinco primeiros foi separada por pequenas margens.
Durante a sessão, Jean-Karl Vernay, da Isotta Fraschini, ficou preso na armadilha de cascalho, resultando em uma bandeira vermelha e uma interrupção temporária na sessão. A Porsche Penske manteve seu ritmo forte da primeira sessão de treinos, com Kevin Estre sendo o único piloto a baixar da barreira de 1 minuto e 40 segundos por volta. Um período de bandeira amarela foi implantado mais tarde na sessão para remover detritos da pista. Apesar de alguns incidentes, o tempo de Estre de 1:39.990 permaneceu o mais rápido, seguido por Jean-Eric Vergne no #93 Peugeot 9X8.
Jenson Button conquistou o terceiro lugar no #38 JOTA Porsche 963, com Alex Lynn e Matt Campbell garantindo o quarto e quinto lugar, respectivamente. A Isotta Fraschini não completou mais voltas após seu incidente anterior, tornando a próxima sessão FP3 sua última oportunidade para mais voltas antes da classificação.
Na categoria LMGT3, D’station Racing, United Autosports e AF Corse mostraram sua velocidade e ganharam tempo valioso na pista antes da classificação. A lenda da MotoGP, Valentino Rossi, chegou a ocupar brevemente o terceiro lugar no #46 WRT BMW M4 LMGT3. No entanto, violações dos limites da pista resultaram em penalidades para Sebastien Baud no #82 Corvette Z06 e Takeshi Kimura no #87 Akkodis ASP Lexus RC F. A AF Corse garantiu uma dobradinha, com Simon Mann estabelecendo o tempo de volta mais rápido no carro #55.
A FP3 continuará amanhã de manhã, proporcionando outra oportunidade para as equipes ajustarem seu desempenho antes da corrida.