Porsche é sinónimo de recordes, mas, habitualmente, relacionados com velocidade. Mas o que levou o construtor alemão de automóveis desportivos a inscrever mais uma marca no Guinness foi a capacidade para chegar mais alto do que qualquer outro veículo de quatro rodas no mundo.
Um Porsche 911 modificado ultrapassou o recorde de altitude que pertencia a dois Unimog (submarca da Mercedes-Benz que constrói camiões adaptados para condução em terrenos verdadeiramente difíceis, veículos com credenciais dinâmicas fora de série), ao ser conduzido até 6734 metros acima do nível do mar – mais 40 metros do que o anterior máximo).
Para conseguir “escalar” até ao topo do vulcão Ojos del Salado, no Chile, este 911 Carrera 4S foi alterado para passar a montar eixos de portal, conferindo-lhe uma altura ao solo de 350 mm, proteções inferiores em fibra de Aramid, e duas baquets em fibra de carbono.
A máquina pilotada por Romain Dumas estava equipada com um motor Boxer de seis cilindros horizontais opostos, de 3,0 litros e 443 cv, tendo associada a mesma caixa manual com sete velocidades das versões convencionais, mas com relações mais curtas, para otimização do andamento a velocidades mais baixas. O modelo utilizou apenas combustível sintético renovável, produzido a partir de água e dióxido de carbono, durante as quase duas semanas de expedição.