A Porsche expandiu a gama Macan elétrico com a adição de uma variante de entrada, com tração traseira a que se junta uma versão 4S com tração integral.
A nova variante de entrada no mundo dos SUV elétricos da Porsche é alimentada por uma bateria de alta tensão com 100 kWh de capacidade bruta, e por um motor elétrico no eixo traseiro que é utilizado no Macan 4, com 210 mm de diâmetro, e que debita 250 uma potência de 340 cv.
O motor elétrico está dotado de um inversor (PWR) de 480 amperes, no qual é utilizado um material semicondutor em carboneto de silício (SiC) que proporciona uma maior eficiência.
Em combinação com o launch control, o Macan debita até 360 cv de potência em overboost e atinge um binário máximo de 563 Nm. Estes números permitem ao SUV 100% elétrico acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 220 km/h. A Porsche anunciou que o novo Macan elétrico é 110 kg mais leve que a variante com tração integral, o que permite uma autonomia de até 640 km.
Enquanto isso, o Macan 4S tem um novo motor no eixo traseiro e um inversor de 600 amperes, trata-se de um motor elétrico de 230 mm de diâmetro e um comprimento ativo de 150 mm. Em combinação com o motor do eixo dianteiro, o mesmo utilizado no Macan 4 e no Macan Turbo, permite ao 4S debitar 448 cv de potência, que podem chegar aos 516 cv em overboost. Com o launch control ativo, o binário máximo é de 820 Nm. Os valores de performance são impressionantes já que a Porsche anuncia que o 4S é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 240 km/h. Esta versão tem uma autonomia em combinado de até 606 km.
O Macan 4S está ainda equipado de série com o sistema de amortecimento Porsche Active Suspension Management (PASM). A suspensão pneumática adaptativa com sistema de nivelamento e regulação em altura, o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) e o eixo traseiro direcional permitem otimizar ainda mais o chassis e aumentar a performance e o conforto.
As duas novas versões do Macan elétrico, estão dotadas da arquitetura PPE de 800 volts que suporta carregamentos em corrente continua de até 270 kW, permitindo que a bateria de alta tesão possa ser recarregada de 10 a 80% em 21 minutos.
Com 4,78 metros de comprimento, 1.93 m de largura e 1,62 m de altura, o novo Macan elétrico é 103 mm mais longo, 15 mm mais largo e apenas 2 mm mais baixo do que a versão a gasolina existente. Já a distância entre eixos também é 86 mm maior, com 2,89 m.
Já no interior, o Macan elétrico, tal como Cayenne, viu o seletor da caixa marcha ser movido da consola central para uma posição mais alta ao lado ecrã de infoentretenimento, proporcionando espaço adicional para dois porta-copos na consola central e um carregador de smartphone.
Por seu lado, o Porsche Driver Experience apresenta-se com novo design e nova funções, oferecendo uma mistura de elementos digitais e analógicos. Estes incluem um painel de instrumentos com um ecrã curvo de 12,6’’, um ecrã para o sistema de infoentretenimento de 10,9’’ e um terceiro ecrã, também ele de 10,9’’ para o passageiro. Além disso existe um head-up display com tecnologia de realidade aumentada e iluminação ambiente.
A Porsche destaca a nova configuração do sistema de infoentretenimento que é baseada no sistema operacional Android Automotive, e que oferece um assistente de voz “Hey Porsche”, bem como um novo Porsche App Centre, onde os passageiros podem aceder ocupantes e baixar várias aplicações.
Com a maior distancia entre eixos, o novo Macan elétrico oferece mais espaço para as pernas para os passageiros dos bancos traseiros, ao mesmo tempo, que o espaço da bagageira é agora de 540 litros de capacidade, mais 43 litros do que Macan, enquanto na frente, um ‘frunk’ de 84 litros contribui para uma maior capacidade de arrumação.
As novas versões do Macan já estão disponíveis para encomenda e as primeiras entregas estão previstas para o segundo semestre do ano. Os preços em Portugal começam nos €83 671 na versão de entrada e nos €94 038 no Macan 4S.