A Porsche pode estar à beira de avançar com uma nova geração do SUV Macan com motor a combustão, tendo em conta, a queda global na procura por modelos 100% elétricos.
O SUV Macan tem sido há cerca de uma década um dos modelos de maior sucesso da Porsche, e nesse sentido, a marca germânica revelou em julho de 2024, o novo o Macan Electric, o segundo veículo 100% elétrico da Porsche, depois do Taycan.
A chegada do Macan Eletric, colocou na Europa um ponto final nas versões a gasolina do conhecido SUV da Porsche devido às apertadas regras de cibersegurança, apesar do segundo automóvel da Porsche mais bem-sucedido comercialmente, apenas atrás do Cayenne, continuar a ser vendido noutros mercados.
Agora e segundo avança o “Autocar”, a Porsche está à beira de rever a sua decisão, depois de o alerta para os modelos 100% elétricos ter chegado com uma queda nas vendas do Taycan, em 50%, devido ao arrefecimento da procura por modelos elétricos a nível global.
A decisão de fazer regressar o Macan a combustão, ganha por isso força, até porque no final de 2024, o vice-presidente e diretor financeiro da Porsche, Lutz Meschke, confirmou que os modelos com motor a combustão vão continuar a ser uma parte essencial da linha da Porsche por mais tempo do que o inicialmente previsto.
Recorde-se que a Porsche previa inicialmente que os veículos elétricos representassem 80% das suas vendas globais até 2030, contudo esta meta foi revista de forma a “depender da procura dos clientes”.
Para além disso, a Porsche já havia decidido em prolongar a vida do Cayenne térmico por mais algum tempo, apesar de uma variante 100% elétrica estar prevista chegar ao mercado até ao final da década.
Caso a Porsche venha a decidir pelo regresso do Macan a combustão, tudo aponta para que o modelo venha a ser baseado na plataforma PPC, a mesma que é utilizada pela Audi no novo Q5.