A Polestar e a StoreDot, empresa especializada em baterias de carregamento rápido, testaram com sucesso a implementação da tecnologia Extreme Fast Charging (XFC) pela primeira vez num automóvel 100% elétrico, que permitiu carregar o protótipo do Polestar 5 de 10 a 80% em apenas 10 minutos.
As duas marcas revelaram que o protótipo registou uma taxa de carga consistente, começando em 310 kW e subindo até um pico superior a 370 kW no final do carregamento.
A tecnologia XFC da StoreDot faz uso de células dominantes de silício com uma densidade de energia equivalente à das células de níquel, cobalto e manganês (NCM) de última geração e não requer sistemas de refrigeração especializados no veículo.
Os módulos experimentais da bateria XFC têm uma função estrutural que melhora as propriedades mecânicas e a capacidade de arrefecimento, mantendo ou reduzindo os níveis de peso, com uma elevada capacidade de reciclagem e de manutenção que também é fundamental na conceção do conjunto.
O conjunto de baterias de 77 kWh, que tem potencial para ser aumentado para, pelo menos, 100 kWh, pode acrescentar 320 km de autonomia a um automóvel elétrico de média dimensão em 10 minutos.
A Polestar revelou ainda a tecnologia XFC funciona com a atual infraestrutura de carregamento em corrente contínua, que continua a apresentar mais carregadores de elevada potência de 350 kW ou superiores.
Isto significa que os condutores poderão passar menos tempo parados para carregar o seu veículo, o que, para uma carga de 10 a 80% em muitos veículos elétricos modernos, pode ainda demorar cerca de 30 minutos.
Ao reduzir esse tempo para 10 minutos, o tempo de carregamento de um veículo com a tecnologia XFC é muito semelhante ao que acontece num abastecimento de um automóvel a gasolina.
Esta demonstração, pioneira a nível mundial, foi concebida para demonstrar que esta tecnologia de baterias XFC poderá ser aplicada a futuros veículos Polestar, e demonstrar o compromisso da marca em desenvolver a melhor experiência de condução através de parcerias tecnológicas inovadoras.
“O tempo é um dos maiores luxos da vida e, como fabricante de automóveis elétricos de luxo, temos de dar o próximo passo para resolver um dos maiores obstáculos à aquisição de veículos elétricos – a ansiedade do carregamento. Com esta nova tecnologia, nas viagens mais longas, quando os condutores pararem, poderão passar voltar à estrada mais rapidamente do que nunca. De facto, esse tempo de paragem será mais semelhante ao que se passa atualmente com um modelo a gasolina”, sublinhou Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.