A Polestar, marca sueca de automóveis elétricos, apresentou oficialmente o Polestar 5, um Grand Tourer de quatro portas, que tem por base o protótipo Precept, apresentado pela primeira vez em 2020 como uma declaração de intenções para a visão de futuro de design, tecnologia e sustentabilidade da marca.
Fiel ao protótipo, a equipa de design da Polestar criou um Grand Tourer arrojado com 5 metros de comprimento e uma superfície moderna e minimalista. A aviação foi a principal inspiração, evidenciada pela superfície esticada sobre um perfil aerodinâmico em forma de asa com uma cauda ao estilo Kamm.

Com uma secção frontal baixa, o SmartZone visto pela primeira vez no Precept, é ladeado por faróis de lâmina dupla com tecnologia Pixel LED de série.
A relação entre as rodas e as linhas do capot é especialmente próxima, um feito que a marca sueca diz ter sido possibilitado pela plataforma do automóvel e exclusivo para o design da suspensão dianteira do segmento.
Revestimentos em preto brilhante ou Shade ao longo da secção inferior das portas reduzem a altura visual para 142 cm, enquanto a estufa de vidro combina com o perfil em forma de asa e a linha elegante do teto.

Na traseira, o Polestar 5 utiliza uma barra de luzes aerodinâmica especialmente projetada, com detalhes de ventilação e difusor integrado para melhorar o fluxo de ar. Com vidros sem moldura e maçanetas retráteis, o Polestar 5 apresenta-se com um coeficiente aerodinâmico de Cx0,24 para o Polestar 5 Dual motor.
No interior, o Polestar 5 destaca-se pelos bancos dianteiros, desenvolvidos em colaboração com a Recaro, que combinam um ponto interior de anca especialmente baixo com um apoio lateral reforçado e o conforto sueco típico.

Os bancos são revestidos, de série, em MicroTech Charcoal, com a opção de couro Nappa da Bridge of Weir em Charcoal ou em Zinc. Este couro, proveniente de subprodutos naturais da indústria alimentar, é livre de crómio e tem a garantia de bem-estar animal, acrescentando ainda ventilação e função de massagem ao aquecimento e aos ajustes elétricos também de série.
O novo modelo 100% elétrico da Polestar conta com um sistema de climatização e quatro zonas, bem como as funções de aquecimento, ventilação e massagem que podem ser controladas pelos passageiros através do apoio de braço central.
Os bancos traseiros apresentam o mesmo design dos bancos dianteiros, sendo também possível recliná-los individualmente para um maior conforto. Ao levantar o apoio de braço, cria-se um quinto lugar de assento com uma configuração desfasada proporcionando mais espaço para os ombros e transformando o GT num modelo prático de cinco lugares.

Um recorte na bateria, conhecido como “garagem para os pés”, localiza-se atrás dos bancos dianteiros, oferecendo mais espaço para os pés e uma posição de assento mais natural para os ocupantes traseiros.
O habitáculo apresenta materiais de fibra natural em todo o interior, com destaque para a trama exclusiva Polestar desenvolvida com a BComp nos encostos dos bancos dianteiros. Equipada com ampliTex para maior resistência, esta alternativa de base biológica à fibra de carbono, é feita de linho, e é até 40% mais leve que o plástico utilizando 50% menos de materiais de origem fóssil.
As seções inferiores das portas, feitas com NFPP, demonstram a estrutura natural do material de base biológica. Isso pode também ser observado no revestimento interno da bagageira com uma capacidade para 365 litros, enquanto na frente existe um espaço para arrumação com 62 litros de capacidade.

Nota ainda para um painel de instrumentos com um ecrã de 9’’, montado diretamente na coluna de direção que é ajustável eletricamente, garantindo que esteja perfeitamente posicionado na linha de visão, independentemente da posição escolhida, bem como um head-up display 9,5’’, que disponibiliza um conjunto de informações para o condutor.
Além disso, destaque para o ecrã central do sistema de infoentretenimento, vertical, com 14,5’’, integra Android Automotive e Google, bem como um sistema de áudio Bowers & Wilkins de 1.680 W e 21 altifalantes. O pacote ADAS inclui 11 câmaras, radar interno e 12 sensores ultrassónicos, com Pilot Assist de até 150 km/h e monitorização do condutor.

Em matéria de motorizações, o Polestar 5 apresenta-se como o modelo mais desenvolvido da marca sueca, com um chassi de alumínio adota soluções semelhantes de um superdesportivo.
A bateria de 112 kWh, integrada à carroçaria, opera a 800 V e pode ser recarregada em corrente contínua de até 350 kW, de 10% a 80% em 22 minutos.

As duas versões que vão chegar primeiro ao mercado serão a Dual Motor com 748 cv e 812 Nm, que acelera de 0 a 100 em 3,9 segundos e que anuncia uma autonomia de até 670 km segundo o ciclo WLTP (atualmente em homologação).
Já a variante Performance com 884 cv e 1015 Nm de binário máximo, que reduz o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, para 3,2 segundos, e anuncia uma autonomia de 565 km. Nas duas versões a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

A marca sueca anunciou que o Polestar 5, apresentado no Salão de Munique. Já está disponível para encomenda com um preço de lançamento de €122.600, para a versão Dual Motor com 748 cv e 812 Nm, enquanto a variante Performance, com 884 cv está disponível com um preço que arranca nos €146.400.