O setor automóvel está cada vez mais preocupado com a Avaliação do Ciclo de Vida – Life Cycle Assessment (LCA) – dos seus modelos, e a Polestar acaba de revela que o Polestar 4 é o modelo da marca sueca com menor pegada de carbono.
Produzido na fábrica SEA da Geely Holdings em Hangzhou, na China, o Polestar 4Standard Range Single Motor apresenta uma pegada ecológica equivalente a 19,4 toneladas de CO2, enquanto a variante Long Range Single Motor tem 19,9 toneladas e a versão Longe Range Dual Motor, conta com 21,4 toneladas de CO2.
Uma maior utilização de alumínio com baixo teor de carbono proveniente. Bem como de alumínio reciclado proveniente de fundições que utilizam eletricidade hidroelétrica ajuda a reduzir ainda mais o impacto climático.
A marca sueca esclarece que o alumínio representa entre 23 e 24% da pegada total, enquanto o aço e o ferro constituem 20%, com os módulos das baterias a representarem a fatia maior da pegada de carbono associada à produção e refinação de materiais representando entre 36 a 40%.
Recorde-se que os LCA da Polestar, publicados desde 2020, consideram uma série de fatores no ciclo de vida de um automóvel, desde o fornecimento de matérias-primas, à produção e à reciclagem.