A Haas Factory Team está oficialmente aqui, e com ela vem uma nova era de incerteza e oportunidade na NASCAR. Depois de Stewart-Haas Racing (SHR ter fechado as suas portas, Gene Haas avança sozinho, construindo um programa da Cup Series a partir das cinzas de uma das organizações que outrora dominaram a NASCAR. Mas poderá Cole Custer levar a bandeira para a frente? E, mais intrigante, será que esta nova equipa irá forjar uma ligação mais profunda com as operações de Fórmula 1 da Haas?
🏎️ A Visão de Custer: NASCAR Encontra a F1?
Falando antes dos Duels de Daytona 500, Custer insinuou que uma colaboração mais próxima entre as equipas da NASCAR e da F1 da Haas poderia estar em andamento.
🗣️ Cole Custer sobre as intersecções entre Haas F1 & NASCAR:
“De vez em quando. Estamos a tentar ter mais intersecções agora com a Haas Factory Team e a Haas F1. Obviamente, é muito difícil porque eles estão na Europa e nós estamos na base dos EUA. Mas sim, acho que eles querem tentar juntá-los um pouco.”
Gene Haas possui uma equipa de F1 desde 2016, mas com a SHR desfeita, poderemos finalmente ver uma verdadeira intersecção entre a NASCAR e a F1?
🔹 Em 2023, Jenson Button (campeão da F1 em 2009) e Kimi Raikkonen (campeão da F1 em 2007) testaram as suas habilidades na NASCAR, com resultados mistos.
🔹 Poderão os pilotos da Haas F1 como Esteban Ocon ou Oliver Bearman pegar ao volante de um stock car?
🔹 Poderão Custer ou outras estrelas da NASCAR testar uma máquina de F1?
Custer não sabe se está planeada uma passagem formal, mas está 100% de acordo com a ideia:
“Acho que seria realmente fixe. Não sei se há planos ou algo do género neste momento. Mas acho que muitos dos gajos da F1 que têm vindo para a NASCAR têm sido realmente incríveis.”
Perspetiva do Haas Factory Team na Cup Series: Pode Custer Fazer Acontecer?
Com a SHR fora de cena, Custer é agora o único rosto da recém-formada Haas Factory Team. A sua missão? Reconstruir, competir e provar que esta equipa é mais do que apenas os restos da SHR.
🔹 Pedigree da Xfinity Series: Custer não é um novato—ele tem 15 vitórias na Xfinity na sua carreira e foi o campeão da temporada regular de 2023.
🔹 Arco de Redenção na Cup: A sua primeira passagem pela Cup com a SHR não correu bem, mas esta é a sua oportunidade de redenção no Ford nº 41.
🔹 Aliança Técnica com a RFK Racing: A equipa está a alinhar-se com a RFK Racing de Brad Keselowski, dando-lhe acesso a recursos e dados mais fortes.
Custer está faminto para se provar, passando a intertemporada a preparar-se para o próximo passo. Ele está motivado:
“Agora realmente vamos para a pista e falar sobre carros de corrida e como ser o melhor que podemos ser.”
💨 A sua estreia no Clash? Um sólido 12º lugar na Bowman Gray. Um pequeno passo, mas promissor.
Será que a Haas Factory Team prosperará ou lutará?
Conseguirá Cole Custer tornar esta equipa competitiva, ou será um longo caminho pela frente?
🔹 Perspectiva Optimista: Com um forte apoio de RFK, Custer pode transformar esta equipa num concorrente intermédio e lançar as bases para um projeto a longo prazo.
🔹 Perspectiva Cética: A SHR teve dificuldades nos seus últimos anos. Sem a liderança de Stewart e o talento de elite dos pilotos, será que isto será apenas mais um carro de fundo a lutar?
E a grande incógnita: Será que Haas F1 e NASCAR finalmente vão unir forças de uma maneira significativa?