A redução de postos de trabalho e o encerramento de fábricas da VW na Alemanha não vai afetar a fábrica Autoeuropa, em Palmela, Portugal. A notícia é avançada pela agência “Lusa” que cita o responsável de comunicação da VW na Alemanha.
“Os planos de cortar empregos e fechar fábricas dizem respeito apenas à Alemanha. No momento, não há impacto na nossa fábrica em Palmela”.
Segundo a mesma fonte, também Rogério Nogueira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, afirmou à agência que, “à data de hoje, não existe nenhum indicador que nos leve a pensar que a situação que se passa nas fábricas da VW na Alemanha tenha algum impacto, quer na produção prevista, quer também no que diz respeito ao futuro da Autoeuropa”.
Recorde-se que o construtor automóvel alemão, admitiu pela primeira vez, em 87 anos de história, a possibilidade de encerrar fábricas na Alemanha, como parte de um plano de redução de custos, para fazer face a uma “situação extremamente tensa”, e que visa cortar dez mil milhões de euros até 2026.
Em Portugal, a fábrica de Palmela da Autoeuropa está a produzir 1005 veículos por dia do modelo T-Roc, um dos mais vendidos em toda a Europa. Além disso, próxima geração do T-Roc vai continuar a ser produzida em Palmela e a Autoeuropa pode vir ainda a receber a produção do elétrico mais barato da VW que está previsto para 2027.