Paddock Vibe – Mecânicos da Red Bull Racing com pneus Pirelli. 6 de março de 2024. Campeonato Mundial de Fórmula 1, Etapa 2, Grande Prêmio da Arábia Saudita, Jeddah, Arábia Saudita, Dia de Preparação.
A Fórmula 1 está prestes a continuar usando pneus de 18 polegadas quando o esporte passar por uma transformação significativa em 2026, apesar da oposição da Pirelli a uma mudança para 16 polegadas.
A última grande revisão dos regulamentos técnicos em 2022 fez com que a F1 passasse de 13 para 18 polegadas para tornar a série mais relevante para carros de passeio.
Uma possível mudança para redimensionar as rodas para 16 polegadas em 2026 estava sendo considerada para reduzir o peso dos carros em comparação à geração atual, mas a Pirelli teria rejeitado essa proposta. O fabricante de pneus acredita que essa mudança poderia ser vista como um retrocesso em termos de transferência de tecnologia. Além disso, a Pirelli estava hesitante devido à extensa produção necessária para fabricar novos pneus para um programa de testes.
De acordo com a Autosport, o resultado de uma reunião recente do comitê consultivo técnico, onde equipes e a FIA discutiram as regras de 2026, indicou que os pneus de 18 polegadas provavelmente serão mantidos. No entanto, são esperadas modificações no tamanho e formato dos pneus.
“Estamos nos aproximando da versão final dos tamanhos”, disse o chefe da Pirelli na F1, Mario Isola, à Autosport. “Ao projetar a roda, você precisa considerar todo o pacote, incluindo freios, roda, suspensão e pneu. Acredito que estamos perto de finalizar os tamanhos.
“Temos que fazer mudanças porque o novo carro é diferente e temos que projetar um pneu menor de qualquer maneira. A discussão gira em torno dos pneus de 16 e 18 polegadas. Nossa preferência é manter os pneus de 18 polegadas, mas ligeiramente menores em diâmetro, com um perfil ligeiramente mais baixo e um pneu ligeiramente mais estreito.”
Preocupações com o peso dos carros têm sido um tema quente entre os pilotos nas últimas temporadas, levando a FIA a se concentrar em tornar a próxima geração de máquinas mais leves e compactas. No entanto, a Pirelli se recusou a apoiar uma mudança que ajudaria nesse empreendimento. Segundo Isola, a transição para rodas de 16 polegadas não teria um impacto significativo.
Isola explicou que o peso é um fator crucial que afeta o desempenho geral dos carros, incluindo as rodas. Embora haja diferença entre rodas de 16 e 18 polegadas, assim como rodas de 18 polegadas mais estreitas, ela não é substancial. Portanto, o peso desempenha um papel, mas não é o único fator determinante. O desempenho também é uma consideração importante.
Mudar para pneus de 16 polegadas, que são muito menores em diâmetro, representaria um risco maior de superaquecimento. O tamanho reduzido dos pneus alteraria a forma como o calor é dispersado. Consequentemente, há múltiplos fatores a serem considerados ao projetar um pneu que atenda às expectativas dos pilotos. Em termos de desempenho, o pneu de 18 polegadas é superior à opção de 16 polegadas.