George Russell, da Mercedes AMG F1 W14, está liderando Max Verstappen, da Red Bull Racing RB19, no início da corrida.
Em 2 de abril de 2023, o Campeonato Mundial de Fórmula 1, Round 3, Grande Prêmio da Austrália, está acontecendo em Albert Park, em Melbourne, Austrália.
A Pirelli anunciou que trará seus compostos de pneus mais macios para o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 deste fim de semana, o que inclui o composto C5, raramente utilizado.
Isso significa que o pneu C5 fará sua estreia competitiva no ano de 2024 em Albert Park.
Embora a construção do pneu C5 tenha permanecido a mesma desde 2023, as equipes utilizaram apenas o composto mais macio da gama da Pirelli por uma distância total de 140km durante os três dias de testes de pré-temporada no Bahrein.
Durante os testes no Bahrein, Lewis Hamilton foi o único piloto a completar uma volta longa completa no pneu C5, enquanto a Williams utilizou principalmente o composto para voltas de instalação.
Além do pneu C5, a Pirelli também fornecerá as construções C4 e C3, criando uma seleção mais macia em comparação com o evento do ano passado, onde foram utilizados os pneus C2, C3 e C4.
A Pirelli trouxe pela última vez o composto mais macio para Melbourne em 2022, juntamente com os pneus C2 e C3, omitindo o pneu C4.
O fabricante italiano de pneus explicou que sua decisão de optar por uma seleção mais macia foi baseada na análise da corrida do ano passado, que dependia muito do composto C2.
Em 2023, 10 pilotos usaram o pneu C2 por 47 das 58 voltas, enquanto três pilotos completaram mais de 50 voltas no composto. A corrida também contou com três carros de segurança, três bandeiras vermelhas, duas largadas paradas e uma largada em movimento.
Historicamente, o circuito de Albert Park favoreceu uma estratégia de uma parada, mas a Pirelli espera que a introdução de uma nomeação de pneus mais macios incentive uma variedade maior de estratégias.
© 2024