A Automobili Pininfarina vai voltar a mostrar a sua nova criação, o B95, ao público norte-americano, desta vez no “The Bridge”, um evento para convidados que tem lugar a 23 de setembro em Hamptons, em Nova Iorque.
Criado para assinalar o 95º aniversário da Pininfarina, que se comemora em 2025, o B95 é uma barchetta 100% elétrica equipada com quatro motores elétricos, um por roda, e que oferece um rendimento combinado de 1903 cv de potência e 2300 Nm de binário máximo, permitindo cumprir os 0 a 100 km/h em menos de 2,0 segundos, e alcançar uma velocidade máxima superior a 300 km/h.
Os motores elétricos são alimentados por uma bateria com 120 kWh de capacidade, e configuração em forma de “T”, que está integrada na monocoque em fibra de carbono, podendo ser recarregada de 20%-80% em menos de meia hora, num carregador rápido a 270 kW.
Com uma aparência elegante, como é apanágio da Pininfarina, o B95 exibe linhas simples e futuristas, seguindo o visual, focado na simplicidade e na beleza, revelado pelo protótipo Pura Vision. A frente é marcada pela linha preta que une os esguios faróis horizontais por LED, pela entrada de ar de grandes dimensões, bem como pelo splitter em fibra de carbono e, sobretudo, pela ausência de para-brisas.
A ausência do para-brisas levou a Pininfarina a adotar uma solução inovadora, que garantisse a proteção aerodinâmica dos ocupantes, recorrendo à aeronáutica para criar um sistema de “aero screens”, composto por dois pequenos visores em policarbonato, ajustáveis eletricamente em altura, e inspirados nos aviões de caça.
Atrás dos bancos, duas “bossas” reforçam o estilo desportivo desta barchetta, além de contribuírem para otimizar o seu desempenho aerodinâmico, destacando-se, ainda, na traseira, os farolins por LED, também eles, horizontais e esguios, e o enorme difusor, destinado a incrementar a downforce a velocidades mais extremas. Quanto às jantes de 20” na frente, e de 21” atrás, com porca de aperto central, são construídas em alumínio forjado.
Para além do B95, a Pinifarina vai revelar no “The Bridge”, Battista Edizione Nino Farina, uma edição de homenagem ao primeiro Campeão do Mundo de F1 da história, Nino Farina, e que tem por base o hiperdesportivo Battista, modelo equipado com quatro motores elétricos (um por roda) que geram um rendimento combinado de 1900 cv e 2300 Nm.