Ambiente do circuito – Armadilha de cascalho estendida nas curvas 12-13 Acque Minerale. 16 de maio de 2024. Campeonato Mundial de Fórmula 1, Etapa 7, Grande Prêmio da Emilia Romagna, Imola, Itália, Dia de Preparação.
Os pilotos da Fórmula 1 estão encantados em testemunhar a implementação de armadilhas de cascalho em Piratella, Acque Minerali e Variante Alta no renomado circuito de Imola antes do Grande Prêmio da Emilia Romagna deste fim de semana.
A inclusão de cascalho nas áreas de escape dessas curvas, introduzida antes do evento do Campeonato Mundial de Endurance da FIA no circuito no mês passado, tem como objetivo abordar o problema de ultrapassar os limites da pista.
Por muito tempo, os pilotos expressaram preocupações de que as extensas áreas de escape de asfalto em muitos circuitos modernos são a causa principal das inúmeras penalidades aplicadas durante um fim de semana de GP.
Kevin Magnussen, que acumulou inúmeros pontos de penalidade nesta temporada por sair da pista e obter vantagem, liderou os elogios à incorporação de armadilhas de cascalho, fazendo paralelos com suas experiências de corrida nos Estados Unidos.
O piloto dinamarquês competiu tanto na IndyCar quanto na IMSA e afirmou: “Um aspecto que se destacou foram as pistas e como elas são notavelmente diferentes dos circuitos da F1. Os carros lá também são baixos. Nós saltamos nos carros esportivos lá. Não vejo isso como algo muito diferente daqui.”
“Estou sentado ao lado de muitos pilotos aqui, mas sinto que somos muito sensíveis às questões relacionadas à pista na Fórmula 1”, acrescentou Magnussen durante a coletiva de imprensa em Imola na quinta-feira. “Eu gosto das pistas mais acidentadas. Prefiro essas, mas em termos de corrida, pistas que têm grama ou cascalho do lado de fora estabelecem um limite natural, e isso se resolve. Então, acredito que isso também seja um problema na Fórmula 1, apenas as pistas em geral.”
Pierre Gasly, da Alpine, esteve presente durante a coletiva de imprensa em Imola na quinta-feira ao lado de Magnussen e ecoou sentimentos semelhantes em relação aos problemas dos limites da pista e à importância das armadilhas de cascalho.
“Assim como Kevin mencionou, isso estabelece o limite”, afirmou o francês. “E acho que funciona bem. Se você ultrapassar os limites, enfrentará penalidades e não poderá escapar das consequências. Então, acredito que devemos eliminar todo o tópico dos limites da pista, o que é ótimo.”
“Se você cometer um erro, enfrentará as consequências. E eu realmente acredito que é assim que deve ser, porque com todas essas áreas de escape e asfaltos, às vezes você pode escapar de ultrapassar os limites, experimentar bloqueios, tentar abordagens diferentes, sair da pista e retornar sem muita desvantagem. Isso se desviou um pouco de como costumava ser no passado.”
“E acho que a maioria dos pilotos tem defendido essa direção. É fantástico ver que a F1 respondeu positivamente e decidiu implementar essas mudanças aqui.”
© 2024