Duo de fábrica da Ducati, Francesco Bagnaia e Enea Bastianini, estão ambos da opinião de que não vai demorar muito para alguém vencer uma corrida de MotoGP com a moto GP23 da temporada passada. Apesar do desenvolvimento significativo da GP24 em comparação com a temporada anterior, com Bagnaia e Jorge Martin vencendo três corridas cada um nas primeiras sete etapas de 2024, a GP22 ainda se mostrou competitiva em certas pistas. O piloto da Ducati Gresini, Marc Marquez, a bordo da GP22, conquistou oito pódios e atualmente ocupa o terceiro lugar no campeonato. Enquanto isso, Fabio Di Giannantonio da VR45, também pilotando uma GP22, é o piloto mais próximo de Marquez na classificação, terminando consistentemente entre os dez primeiros. Portanto, tanto Bagnaia quanto Bastianini acreditam que ainda é possível para um piloto com a moto da temporada passada garantir uma vitória, apesar de reconhecerem que a especificação atual é mais fácil de pilotar.
Bagnaia expressou: “Estamos nos adaptando bem. A moto do ano passado exigia mais tempo para se adaptar, mas era uma máquina muito capaz. Mostrou forte competitividade em certas pistas, enquanto em outras era menos competitiva. Em Mugello e Barcelona, a moto ’23 foi fantástica. Portanto, é difícil entender por que não foi tão rápida desta vez. No teste de Jerez, eles introduziram um novo escapamento para a ’23, o que ajudou muito a resolver os problemas enfrentados no ano passado. Agora, a ’23 e a GP24 são bastante parecidas. Acredito que uma vitória com a moto ’23 virá em breve. No entanto, o nível de competição está muito alto no momento, especialmente com os pneus novos. Estamos fazendo um trabalho excepcional e não somos apenas pilotos comuns.”
Bastianini compartilhou um sentimento semelhante, afirmando: “Concordo com Pecco. Lembro que no ano passado era importante passar algum tempo e fazer modificações na moto, que era diferente em comparação com a moto ’21 que pilotei com a Gresini em 2022. Mas, na minha opinião, a moto ’23 não é significativamente diferente da ’24. Como você mencionou, Pecco, a moto ’23 pode vencer no futuro. No entanto, o problema está no alto nível dos pilotos da GP24. Estamos muito próximos, e por enquanto, Marc está muito mais rápido na moto ’23. Mas pessoalmente, não vejo uma grande diferença.”
Por outro lado, o atual líder do campeonato, Jorge Martin, que pilota uma GP24 com a equipe Pramac, acredita que certos aspectos da GP23 são melhores do que a moto atual. Ele explicou: “Para mim, a grande mudança na ’24 é a frenagem. Isso é o que eu notei. Por isso, acabamos escolhendo a ’24. No entanto, pensei que aqui em Mugello, a ’23 teria sido mais competitiva porque no ano passado, eu era mais forte nas mudanças de direção. Este ano, eu tive mais dificuldades com a ’24. É difícil dizer agora, mas elas são bastante parecidas.”
© 2024