O fim de semana de montanha-russa de Pierre Gasly no GP do Azerbaijão teve uma reviravolta dramática ao ser desqualificado da qualificação por violar as regulamentações de fluxo de combustível da FIA. Após uma série difícil de sessões de treinos, onde o francês lutou para encontrar ritmo no seu Alpine, a sua performance na qualificação mostrou-se promissora. Gasly chegou a estar em quarto lugar na Q1 antes de garantir o 13.º lugar na grelha para a corrida de domingo, apenas para enfrentar os comissários após a sessão.
A FIA confirmou que o carro de Gasly excedeu a taxa de fluxo de massa de combustível permitida durante a sua volta final na Q2, uma violação do Artigo 5.2.3 do Regulamento Técnico da Fórmula 1 da FIA. Apesar da defesa da Alpine, que citou uma falha técnica inesperada que causou um pico de curto prazo no fluxo de combustível, os comissários mantiveram a desqualificação.
“O Delegado Técnico reportou que o Carro 10 [Gasly] excedeu os 100kg/h de fluxo de massa de combustível permitidos na última volta cronometrada da Q2,” notaram os comissários. A Alpine reconheceu o problema, mas argumentou que não foi obtida nenhuma vantagem de performance, uma vez que a falha técnica resultou num tempo de volta mais lento. Apesar disso, a violação das regulamentações levou à desqualificação de Gasly.
A desqualificação espelha incidentes recentes desta temporada, incluindo a exclusão de Alex Albon da qualificação em Zandvoort devido a um piso ilegal no seu Williams, e os pilotos da Haas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, sendo desqualificados em Mónaco por infrações de DRS.
Gasly, apesar de desapontado, manteve-se positivo em relação à sua performance. “É obviamente uma pena que uma pequena infração no fluxo de combustível signifique que estamos desqualificados da sessão,” disse Gasly. “De qualquer forma, já esperávamos que fosse difícil alcançar o Q2, uma vez que o carro tem sido complicado durante todo o fim de semana, o que se refletiu nos tempos ao longo dos Treinos. Fiquei muito satisfeito com as minhas voltas na Qualificação e, mesmo que o resultado não pareça espetacular, foi uma das nossas sessões mais completas da temporada.”
A Alpine agora terá de se reorganizar, pois enfrenta uma batalha difícil para a corrida de domingo, começando Gasly desde o fundo da grelha.