A Peugeot decidiu renovar, em simultâneo, toda a sua gama de veículos comerciais ligeiros. “Mais eficientes e eficazes de sempre”, segundo a marca, os novos E-Prtner, E-Expert e E-Boxer fazem parte da estratégia de eletrificação total da gama do construtor gaulês.
Elementos essenciais da gama de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) da Peugeot, estes modelos são, também, trunfos fundamentais para o compromisso da marca de oferecer uma versão elétrica de cada modelo da sua gama até 2025, de forma tornar-se 100% elétrica até 2030 na Europa.
Desta forma o novo E-Partner surge agora com um design renovado, com destaque para uma nova grelha frontal com o emblema Peugeot, um para-choques com design modernizado, novos faróis dianteiros com a emblemática assinatura luminosa de 3 garras da marca.
No habitáculo, destaque para um novo painel de bordo e acabamento de qualidade superior, enquanto o Peugeot i-Cockpit apresenta um novo ecrã tátil de 10 polegadas e alta-definição na sua secção central superior.
Nota ainda para um novo, o volante integra comandos para a gestão do sistema áudio, do cruise control e das patilhas para os níveis de travagem regenerativa, e bancos revestidos com um novo tecido, que a marca diz ser mais resistente e elegante.
Em matéria de motorização, o E-Partner está equipado com um motor 100% elétrico que oferece uma potência máxima de 136 cv e um binário de 270 Nm, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h.
A alimentar o motor elétrico está uma bateria de 50 kWh que atinge agora os 330 km de autonomia (ciclo misto WLTP; em fase de homologação). Para otimizar a autonomia, o novo E-Partner está dotado de um sistema de travagem regenerativa que pode ser ativado em três níveis de regeneração diferentes, através das patilhas situadas atrás do volante.
Outra novidade é uma bomba de calor que aumenta o conforto dos passageiros, contribuindo para a eficiência e, consequentemente, para a autonomia.
Dotado de um carregador de bordo de 7,4 kW e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW, o E-Partner permite realizar carregamentos eficientes, independentemente da infraestrutura disponível. O carregamento rápido DC oferece 100 kW.
A instalação das baterias por baixo do piso preserva o volume de carga útil de um máximo de 4,4 m3, num modelo que é a referência no segmento em termos de carga útil, de 780 kg, e peso rebocável, de 750 kg.
Já o E-Expert, referencia no segmento dos furgões compactos 100% elétricos, dá agora um novo passo em frente, tanto em termos de design como de tecnologia.
A Peugeot revelou que este modelo beneficia de um motor elétrico de 136 cv com um binário máximo de 260 Nm, para uma velocidade máxima de 130 km/h. Estão disponíveis três modos de condução: Eco, para maximizar a autonomia, Power, para um desempenho máximo a plena carga, e Normal.
Para responder às necessidades de todos, a Peugeot propõe dois tipos de baterias no novo E-Expert que está disponível nos chassis Standard e Longo, uma bateria de 50 kWh que oferece até 224 km de autonomia e uma de 75 kWh com uma autonomia até 350 km.
Para otimizar a autonomia, o novo E-Expert está equipado com um sistema de travagem regenerativa que pode ser ativado em três níveis diferentes
Com um carregador de bordo de 7,4 kW e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW, o novo E-Expert pode ser carregado, independentemente da infraestrutura disponível, com o carregamento rápido em corrente contínua a oferecer 100 kW de potência.
O novo Peugeot E-Expert apresenta-se com um volume útil máximo de 6,6 m3, uma carga útil de 1.263 kg e um peso rebocável de 1.000 kg. Para além disso, permite um acesso fácil aos centros urbanos graças ao seu raio de viragem de 12,4 metros entre passeios (versão Standard), e a sua altura limitada a 1,90 m, que lhe permite entrar em qualquer parque de estacionamento.
Esta renovação dos veículos comerciais ligeiros da Peugeot abrange ainda o E-Boxer que surge agora com um inédito motor 100% elétrico de 270 cv de potência e 400 Nm de binário, mantendo, no entanto, as qualidades que sublinham o seu sucesso no mercado europeu.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 110 kWh de capacidade, que proporciona uma autonomia de 420 km. Equipado com um carregador trifásico de bordo de 11 kW, o E-Boxer pode ser carregado em corrente contínua até 150 kW., demorando a carregar de 0 a 80% da capacidade da bateria em 55 minutos. Já numa wall-box de 11 kW, a recarga completa é realizada em 11h45m.
O novo Peugeot E-Boxer está equipado de novos faróis dianteiros totalmente em LED e de faróis traseiros redesenhados, e como na restante gama ostenta o novo emblema da marca.
Já o habitáculo foi objeto de uma profunda remodelação, num novo design aplicado ao volante, cluster de instrumentos, tablier, tecidos dos bancos e painéis das portas.
O novo Peugeot E-Boxer está disponível em várias versões. Contando com duas distâncias entre eixos (3,45 m e 4,04 m), os furgões estão disponíveis em dois comprimentos (L2 e L4) para um total de quatro silhuetas que oferecem entre 13 e 17 m3. Como base de trabalho para transformações específicas, o E-Boxer com uma distância entre eixos de 4,04 m está, também, disponível em chassis cabina simples L3 ou L4, e em chassis cabina dupla L3 ou L4.