A Peugeot decidiu que será no próximo dia 10 de Novembro, durante um evento digital do videojogo Fortenite (lançado pela Epic Games em 2017, e, de acordo com os números mais recentes, com 650 milhões de jogadores registados, cerca de 120 milhões ativos por mês, e entre um e três milhões todos os dias!), que irá estrear o seu mais recente protótipo. Mas decidiu libertar, já, uma primeira imagem do Polygon Concept, estudo de um modelo de dimensões compactas, que antecipa soluções de design e tecnologias que a marca do Grupo Stellantis pretende adotar em diversos novos automóveis a produzir já a partir do próximo ano, não faltando quem aqui veja uma primeira antecipação (mesmo que em formato bastante radical) da próxima geração do 208.
Naturalmente, a casa do leão nada adianta nesse sentido, antes sublinha que o principal objetivo do Polygon Concept é demonstrar o potencial do Hypersquare, o volante que o fabricante gaulês pretende propor em modelos de produção em série já a partir de 2026. Anunciado como “revolucionário”, por integrar funções inéditas, e dispensar todas as ligações mecânicas (adota um sistema steer-by-wire, sem ligações físicas), para concebê-lo, a Peugeot inspirou-se, precisamente, no universo dos videojogos.
Quanto ao resto, a primeira imagem do Polygon Concept revela um automovel de dimensões compactas e formas deveras vanguardistas, com rodas de grandes dimensões (e a imagem do Hypersquare replicada nas jantes), uma secção dianteira curta, uma ampla superfície vidrada, e um tejadilho semelhante a uma cúpula, que permite observar facilmente o habitáculo a partir o exterior. E por grande que possa ser tentação de aqui antever, de algum modo, o futuro 208, convém não esquecer que o fabricante de Sochaux garantiu, recentemente, que o seu regresso ao segmento dos citadinos) não está fora de hipótese, mesma que concretização dessa possibilidade dependa de uma combinação positiva de fatores, como sejam a respetiva rentabilidade, e o respeito pelo posicionamento da marca no mercado.

Voltando ao mundo digital, refira-se que, no Polygon Concept, a associação aos videojogos vai mais longe: no Fortnite, e coincidindo com apresentação do protótipo, também será estreada a Peugeot Polygon City, ilha desenvolvida pela Gameloft, empresa especialista na criação e no desenvolvimento de jogos multiplataformas, que colaborou com a equipa de design da Peugeot neste projeto. De formato idêntico ao do volante com mesmo nome, pode ser visitada, virtualmente, tanto pelos adeptos da marca francesa, como pelos entusiastas dos videojogos.








