Os alarmes soaram desde cedo na Alpine. Apesar de ter feito evoluções consideráveis no seu monolugar, a equipa francesa tem muitos problemas, com falta de potência de motor e um peso demasiado alto do A524 a serem preocupações. Acredita-se mesmo que pode estar a par da Haas como uma das equipas menos competitivas. Esteban Ocon, um dos pilotos da Alpine, abordou o potencial cenário.
O #31 admitiu à Auto Motor und Sport que o desempenho em pista não surpreendeu: ‘Não foi uma surpresa. Já tínhamos reparado no simulador onde estavam os pontos fracos comparando com o carro antigo’.
Ocon disse depois: ‘Penso que as outras equipas melhoraram significativamente mais do que esperávamos. Infelizmente nunca podes prever algo assim com qualquer precisão. Há um problema que é maior do que os outros. Fomos capazes de resolver as coisas mais pequenas durante o teste. O equilíbrio na verdade não é assim tão mau. Mas irá levar tempo até voltarmos ao caminho. Reconhecemos cedo aquilo em que precisamos de trabalhar e passámos isto para Enstone e Viry-Châttilon’.
Há quem acredite que o Alpine A524 pode ser o monolugar menos capaz do pelotão neste momento, e o francês não negou que possa ser uma realidade: ‘Estão a vender o Alpine como o pior carro. Essa é decididamente uma possibilidade porque os carros ainda não competiram uns contra os outros. Saberemos mais no sábado’.