Sergio Perez, o piloto da Red Bull Racing, reconheceu a necessidade de investigar os fatores que levaram a uma queda de desempenho durante o Grande Prêmio da Arábia Saudita na Fórmula 1. Apesar de não conseguir replicar sua vitória anterior no Circuito Jeddah Corniche, Perez mostrou mais uma vez uma impressionante performance e garantiu um final 1-2 para a Red Bull. Partindo da terceira posição pelo segundo fim de semana consecutivo, o piloto mexicano aproveitou a dominância da Red Bull durante a corrida e ultrapassou com sucesso Charles Leclerc na quarta volta. Apesar de Perez ter recebido uma penalidade de cinco segundos por uma liberação insegura, ele manteve uma confortável vantagem sobre o piloto da Ferrari para garantir o segundo lugar.
Refletindo sobre a corrida, Perez comentou: “Fizemos progressos significativos. Foi uma pena que tenhamos nos qualificado logo fora da primeira fila, porque tivemos uma largada fantástica. Infelizmente, Charles conseguiu manter sua posição e não conseguimos ultrapassá-lo. No entanto, foi uma batalha agradável mais tarde na corrida. A aparição precoce do Safety Car tornou a corrida desafiadora e comprometida, especialmente com a longa duração dos pneus duros. A falta de aquecimento nos fez escorregar muito no início e levou um tempo para ultrapassar Lewis e Lando.”
Apesar da Ferrari ter reduzido a diferença para a Red Bull entre o Grande Prêmio do Bahrain e o da Arábia Saudita, Perez acredita que os campeões reinantes deram um passo à frente com seu carro RB20 evoluído. Ele afirmou: “No geral, é um dia fantástico para a equipe. A pista na Arábia Saudita é muito diferente do Bahrain, mas continuamos a mostrar força. Precisamos manter esse momentum. Em comparação com o Bahrain, fizemos melhorias e ainda temos algumas áreas para aprimorar. Nosso momento chegará.”
Perez, cujo contrato expira no final da temporada, pretende se recuperar de uma campanha desafiadora anterior, na qual terminou 290 pontos atrás de Verstappen. Embora ele se sinta mais confortável com o carro de 2024 da Red Bull, Perez admite que ficou perplexo com sua queda de desempenho dos treinos para a classificação. Quando questionado sobre as áreas de melhoria em comparação com o Bahrain, Perez respondeu: “Acredito que sejam os ajustes que fizemos no carro. A corrida do fim de semana passado foi ruim em termos de como a gerenciamos e do alto nível de degradação dos pneus que experimentamos. No entanto, identificamos as razões por trás disso. A corrida de hoje foi forte porque fomos capazes de progredir desde sexta-feira até a corrida real. No entanto, na classificação, demos um passo atrás. Compreender por que fomos mais lentos do que no FP2, mesmo levando em conta todos os fatores, é o foco principal do nosso fim de semana. Devemos compreender as razões por trás disso e garantir que continuemos a progredir.”