Red Bull enfrenta um pequeno contratempo em sua busca por um terceiro 1-2 consecutivo no início da temporada de Fórmula 1 de 2024. Sergio Perez foi movido do terceiro para o sexto lugar no grid para o Grande Prêmio da Austrália devido a um incidente com Nico Hulkenberg. O incidente ocorreu durante o Q1 na curva apertada de número 13, na parte final da volta. Os comissários determinaram que Hulkenberg foi forçado a reduzir a velocidade e frear mais cedo porque o Red Bull de Perez estava mais lento no ápice da curva. A equipe Red Bull não conseguiu alertar Perez sobre a presença de Hulkenberg até que fosse tarde demais para evitar o impedimento.
Como resultado da decisão, a posição de Perez no grid caiu do terceiro para o sexto lugar. Essa mudança na posição elevou Lando Norris, Charles Leclerc e Oscar Piastri em uma posição cada. Hulkenberg expressou sua insatisfação com o incidente após a classificação, sugerindo que Perez não estava prestando atenção e comparou suas ações a uma “siesta mexicana”. No entanto, Hulkenberg não acreditava que Perez fosse o único motivo de seu 16º lugar no grid, pois a equipe Haas já havia enfrentado problemas durante uma corrida anterior.
Perez, que terminou em segundo lugar atrás de Verstappen nas duas corridas anteriores da temporada de F1 de 2024, sempre teve que recuperar terreno a partir de uma posição de largada mais baixa. Ele começou em quinto lugar no Bahrein e em terceiro lugar na Arábia Saudita. Apesar da penalidade, Perez acreditava que havia mais potencial em sua performance de classificação na Austrália. Ele reconheceu que seu primeiro setor não foi bom e que não conseguiu conectar toda a combinação em sua última tentativa. No entanto, Perez permaneceu otimista e aguardava ansiosamente a corrida, prevendo uma batalha difícil com a Ferrari e o restante do pelotão devido ao alto desgaste dos pneus. Ele acreditava que a posição de largada não era um fator significativo no momento.