Pascal Wehrlein Deixa o Público Estupefacto com Vitória Controversa no E-Prix de Miami
Num desfecho de tirar o fôlego, Pascal Wehrlein emergiu como o vencedor do E-Prix de Miami de 2025, no meio de um turbilhão de caos, drama e penalizações após a corrida, deixando os fãs à beira dos seus lugares no Homestead Miami Speedway.
A emocionante corrida viu Wehrlein da Porsche inicialmente terminar em segundo lugar na pista, apenas para ser catapultado para o topo do pódio após uma série de penalizações que reconfiguraram a classificação final. O pole-sitter, Norman Nato, parecia prestes a conquistar a sua primeira vitória com a Nissan até que uma bandeira vermelha tardia interrompeu a corrida, levando a penalizações para vários pilotos, incluindo Nato, abrindo caminho para o triunfo de Wehrlein.
A condução estratégica de Wehrlein, que seguiu o colega de equipa Antonio Felix da Costa antes de executar uma manobra decisiva com o impulso de potência, demonstrou a sua habilidade e determinação na pista.
Não se deixando ficar atrás, Lucas di Grassi fez história com um notável segundo lugar para a Lola Yamaha ABT, garantindo ao seu equipa o primeiro pódio na nova era da Fórmula E. O piloto brasileiro navegou habilmente pelos desafios da corrida, aproveitando oportunidades-chave durante uma corrida frenética até à linha de chegada.
Entretanto, da Costa garantiu o último lugar no pódio para a Porsche, apesar da intempestiva bandeira vermelha que dificultou as suas hipóteses de maximizar o seu desempenho nos momentos finais da corrida.
Uma performance destacada veio de Nico Mueller, que entregou uma condução estelar desde o 18º lugar na grelha até um impressionante quarto lugar para a Andretti. Edoardo Mortara continuou a brilhar pela Mahindra, conquistando a quinta posição à frente de Nato, que, após ter liderado durante grande parte da corrida, caiu para o sexto lugar.
Mais abaixo na classificação, Dan Ticktum garantiu pontos valiosos para a Cupra Kiro em sétimo lugar, seguido de Robin Frijns, Jake Dennis e Oliver Rowland a completar o top 10.
O triunfo de Wehrlein em Miami impulsiona-o para o terceiro lugar na classificação do campeonato, atrás de da Costa e Rowland. A performance estelar da Porsche vê-os a liderar o Campeonato de Equipas com 105 pontos, à frente da Nissan com 79 pontos.
Embora a Nissan mantenha a liderança no Campeonato de Fabricantes com 144 pontos contra 120 da Porsche, a competição permanece feroz à medida que a temporada avança.
À medida que a poeira assenta em Miami, todos os olhares se viram agora para o próximo confronto nas icónicas ruas de Mónaco, onde a Fórmula E está prestes a fazer história com o seu primeiro fim de semana de corridas duplas no Principado nos dias 3 e 4 de maio.
O E-Prix de Miami proporcionou um espetáculo para os entusiastas do desporto motorizado em todo o mundo, preparando o cenário para uma temporada eletrizante repleta de reviravoltas imprevisíveis e competição feroz, enquanto os pilotos e equipas se preparam para os desafios que se avizinham.