A Nissan revelou um exemplar do kei-car elétrico Sakura com tecnologia incorporada de painel solar extensível, que consegue aumentar a autonomia enquanto o veículo é conduzido. Este sistema, apelidado de Ao-Solar Extender, foi apresentado no Salão de Mobilidade de Tóquio, com a marca a indicar que o sistema poderá gerar até 3000 km de autonomia adicional por ano.
Desenvolvido internamente pelos engenheiros da Nissan, o sistema de painéis solares, apresentado no veículo elétrico mais vendido no Japão ao longo dos últimos três anos, tem como objetivo reduzir a dependência da rede elétrica, e aumentar a conveniência da utilização de veículos elétricos, através da simplificação da forma de carregamento diário. O Ao-Solar Extender, montado no tejadilho, permite carregar a bateria tanto em movimento, como quando o automóvel está estacionado, graças ao painel fixo extensível, que capta energia solar durante a condução, aumentando a superfície de captação e a produção de energia até aproximadamente 500 Watt.



Além de otimizar a autonomia do Sakura, este conceito tem ainda outro benefício decorrente do painel extensível, já que fornece sombra para o habitáculo, reduzindo a entrada de luz pelo para-brisas e, consequentemente, a temperatura no habitáculo, o que diminui a necessidade de utilização do ar condicionado. Todo o sistema foi concebido de forma a minimizar a resistência ao vento e a integrar-se no design do modelo, sem comprometer a aerodinâmica e a estética.
Dados de condução obtidos a partir de proprietários do Nissan Sakura indicam que muitos realizam principalmente percursos curtos, como deslocações escolares ou de compras, sugerindo que a energia solar pode praticamente eliminar a necessidade de carregamento na rede para uma parte significativa dos utilizadores. Além disso, o sistema solar pode funcionar como fonte de energia de emergência em situações de desastre.
O conceito exemplifica o segundo pilar da estratégia Re:Nissan, com busca de soluções de mobilidade inovadoras que melhorem a experiência do cliente, ao mesmo tempo que melhora a aceitação de veículos elétricos. A marca prevê que o sistema Ao-Solar Extender seja lançado comercialmente no futuro, embora sem data concreta.










