A Pagani Automobili acaba de revelar a sua nova obra de arte, o Utopia Roadster, que surge dois anos depois da versão coupé.
Verdadeiramente exuberante, o Pagani Roadster está dotado da mesma tecnologia da variante coupé, e com o mesmo peso, ou seja, 1280 kg, o que é justificado pela utilização de monocoque de carbono feito com materiais próprios da Pagani, o Carbo-Titanium HP62 G2 e o Carbo-Triax HP62. Além disso a, os chassis auxiliares dianteiro e traseiro são produzidos numa liga especial de alumínio.
No entanto a estética do novo desportivo descapotável é algo que marca a diferença, destacando-se um exterior em fibra de carbono exposta na cor Vermelho Habanero, e uma capota rígida removível que não pode ser armazenada no interior do
veículo quando não estiver a ser utilizada, mas que é fornecida com um suporte adequado para se tornar, “numa peça de design que pode ser vista e admirada” como refere a marca italiana.
Apesar disso, o Utopia Roadster conta com uma capota flexível que pode ser armazenada numa mala montada atrás dos dois bancos. Além disso, os proprietários deste desportivo descapotável têm direito a um conjunto de malas em carbono revestidas em couro, que podem ser colocadas em compartimentos especiais junto do motor.
Os restantes detalhes exteriores do Utopia Roadster são idênticos aos utilizados na variante coupé, como é o caso dos faróis duplos arredondados, a grelha aberta, os farolins traseiros circulares, as quatro ponteiras de escape e uma traseira esculpida.
No interior, os designers da Pagani adicionaram novos tapetes com uma textura que lembra a de um barco a motor. A chave também foi atualizada, adotando agora a silhueta de capota aberta do veículo.
Tal como o coupé, o Pagani Roadster faz uso do mesmo motor V12 de 6,0 litros da AMG, que produz 852 cv de potência e um binário de 1100 Nm, sem qualquer tipo de assistência elétrica.
A potência é enviada às rodas traseiras por meio de uma caixa de velocidades Xtrac de sete relações, disponível em automática ou manual, auxiliada por um diferencial eletrónico.
Este desportivo descapotável apresenta ainda uma suspensão ativa e um sistema de sensor inovador chamado Pirelli Cyber Tyre. Essa tecnologia é compatível com os pneus Pirelli P Zero Corsa, Winter e Trofeo RS, e envia informações dos pneus para os sistemas de estabilidade e controlo de tração do Pagani Roadster.
Já se sabe que a marca italiana vai produzir apenas 130 unidades do Roadster, cada uma com um preço que arranca nos €3,1 milhões e que o novo modelo para andar de cabelos ao vento vai ser apresentado publicamente durante o Monterey Car Week, que decorre na Califórnia, nos EUA, de 9 a 14 de agosto.