Sábado forte para Ott Tänak no Rali do Chile, antepenúltima ronda do Mundial de Ralis (WRC). O piloto da M-Sport Ford terminou o penúltimo dia de prova com quase um minuto de avanço no comando.
A segunda parte de sábado encetou com a PEC 10 (Chivilingo 2), em que o mais veloz foi Kalle Rovanperä (Toyota) ao bater o colega Elfyn Evans por 2,4s. Tänak não foi além de sexto e perdeu mais de seis segundos para o principal perseguidor, Teemu Suninen (Hyundai).
O estónio reagiu logo na classificativa seguinte em Río Lia, na qual foi o mais rápido recuperando 2,8s ao rival. Evans foi o terceiro. O dia terminou com a 12.ª especial em María de las Cruces, com Tänak a impor-se por claros 7,8s face a Thierry Neuville (Hyundai). Evans fez o terceiro tempo na frente de Suninen, sendo Rovanperä quinto.
A quatro classificativas do fim, Tänak lidera com 58,3s de avanço para Suninen. Neuville está na perseguição do segundo lugar e a 1m12,2s do topo, ao passo que Evans é quarto a pouco mais de dez segundos do pódio. Rovanperä completa o top cinco já a mais de meio minuto do rival imediatamente à frente.
Oliver Solberg (Skoda) está no topo do WRC2, tendo 25,3s de margem sobre Gus Greensmith (Skoda). Sami Pajari (Skoda) entrou na PEC 12 como líder depois de ter recuperado a posição na PEC 10, mas atrasou-se e agora é terceiro a 43,9s do topo. O finlandês comanda no WRC2 Challenger 34,1s à frente de Kajetan Kajetanowicz (Skoda)… que se impôs na classe nas últimas duas classificativas de ontem.
No que toca ao WRC3, Diego Domínguez Jr. fez o pleno da parte da tarde de sábado e alargou a sua margem de liderança para 3m11,8s. Eduardo Castro é o único outro piloto em prova.
Top dez da geral após a PEC 12: