McLaren Surpreende com Fecho da Primeira Linha, Enquanto Verstappen Espera por Chuva para Ajudar nas Dificuldades da Red Bull na Pista Irregular de Interlagos
Oscar Piastri conseguiu um feito inesperado ao garantir a pole position na Qualificação para a Sprint do Brasil, superando por pouco o colega de equipa Lando Norris, que dominou a maior parte da sessão. A notável volta final de Piastri assegurou à McLaren um fecho da primeira linha para a Sprint de sábado, com Charles Leclerc da Ferrari em terceiro e Max Verstappen em quarto. Para Norris, maximizar pontos para reduzir a vantagem de 47 pontos de Verstappen no campeonato é crucial, enquanto para Verstappen, manter Norris à distância ou terminar logo atrás dele é a prioridade.
Norris, refletindo sobre o seu segundo lugar, expressou surpresa com o ritmo da McLaren, dado as dificuldades que enfrentaram mais cedo no dia. “Uma grande melhoria em comparação com onde estávamos antes,” admitiu Norris. “Estivemos a ter muitas dificuldades, por isso fiquei um pouco surpreendido por estarmos tão rápidos hoje, mas uma surpresa agradável, claro.” Ele notou os seus próprios erros na volta final, que acabaram por lhe custar a pole, dizendo: “Demasiados erros na minha volta final, mas bom trabalho em equipa.”
Quando questionado sobre a sua luta pelo título com Verstappen, Norris parecia frustrado com as perguntas repetidas sobre o assunto. “Não me importa,” respondeu. “Odeio tanto estas perguntas… É sempre a mesma pergunta, mas não importa. Não me importa se ele é o primeiro ou o último; farei o melhor que posso.”
Entretanto, Verstappen tem sido vocal sobre as dificuldades da Red Bull com a resurfacing irregular em Interlagos. “O carro estava um pouco difícil nas irregularidades,” explicou Verstappen. “Fizeram a resurfacing, mas acho que na verdade tornaram a condução pior. O carro está a saltar muito, e isso está a custar-me bastante tempo.” Ele continua esperançoso de que o imprevisível tempo em São Paulo possa oferecer uma vantagem, com a previsão de chuva a 40% de probabilidade para a Sprint.
Com Verstappen a liderar Norris por 47 pontos e a McLaren apenas 29 pontos à frente da Ferrari no Campeonato de Construtores, cada ponto conta nas rondas finais da temporada. Enquanto a McLaren procura manter os seus sonhos de campeonato vivos, todos os olhares estarão voltados para a corrida Sprint para ver se Piastri e Norris conseguem converter a sua partida da primeira fila em pontos máximos—ou se Verstappen pode usar as suas habilidades de mestre da chuva para inverter a situação.